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Vendas de veículos novos no Brasil em março recuam 7% ante fevereiro

<br>Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo (SP)

02/04/2014 17h47Atualizada em 04/04/2014 13h03

O mercado brasileiro de veículos desacelerou em março, impactado por efeitos de calendário e preços maiores, informou nesta quarta-feira (3) a associação que representa concessionários do país, Fenabrave.

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em março somaram 240,8 mil unidades, queda de 7 por cento sobre o volume licenciado em fevereiro e recuo de 15 por cento sobre o total emplacado em março de 2013.

Segundo a Fenabrave, a incidência do Carnaval em março retirou dois dias úteis de vendas do calendário do mês. Além disso, o preço médio dos veículos cresceu diante da obrigatoriedade de inclusão de equipamentos de segurança (ABS e airbags) e pela redução de estoques com desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados.

Pesou ainda no desempenho do mês passado, movimento de antecipação de compras ocorrido em janeiro, afirmou em comunicado à imprensa o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti.

No trimestre, as vendas de veículos somaram 812,8 mil unidades, queda de 2 por cento sobre os três primeiros meses de 2013, confirmando previsão feita pela Reuters na segunda-feira

A Fenabrave manteve suas previsões para o ano "em função da alta volatilidade da economia e das questões que envolvem a política do país". A entidade contempla dois cenários. O otimista é de estabilidade nas vendas e o pessimista é de queda de cerca de 3,6%.