Topo

Volkswagen enfrenta recall global de 1,7 milhão de veículos

Andreas Cremer<br>Em Berlim (Alemanha)

Redação de Xangai (China)

14/11/2013 14h16

A Volkswagen enfrenta um grande recall global de veículos, num momento em que amplia os esforços para superar a Toyota e a General Motors em sua busca pela liderança em vendas.

Maior montadora da Europa, a empresa alemã está fazendo o recall de quase 1,7 milhão de carros, veículos esportivos utilitários e picapes no mundo todo, sendo que cerca da metade do total de automóveis se encontra na China, o maior mercado da montadora.

A unidade chinesa da VW disse nesta quinta-feira que 640.309 veículos serão chamado para um recall a partir do dia 25 de novembro para trocar o óleo em caixas de câmbio de dupla embreagem e sete marchas, sem especificar os modelos afetados.

No Brasil, a convocação envolve, neste momento, 62 mil unidades dos modelos Tiguan e Amarok.

O recall é anunciado um dia depois da agência de supervisão de qualidade da China divulgar que 207.778 SUVs compactos Tiguan, uma dos três modelos mais vendidos pela montadora globalmente neste ano, seriam retirados do mercado chinês.

Separadamente, a sede da VW na Alemanha disse nesta quinta-feira que cerca de 800 mil Tiguan fabricados entre o começo de 2008 e meados de 2010 passarão por recall por riscos de mau funcionamento parcial dos faróis.

O grupo multimarcas também disse que fará o recall de 239 mil unidades de sua picape Amarok em todo mundo por possíveis vazamentos na tubulação de combustível. A medida afeta unidades fabricadas entre 2010 e junho de 2013.