Topo

Hyundai inicia operação de 3º turno em fábrica em SP

<br>Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo (SP)

03/09/2013 11h17

A Hyundai iniciou na segunda-feira (2) operação do terceiro turno em sua fábrica em Piracicaba (SP), cerca de um ano depois da abertura da unidade, que marcou a entrada da marca sul-coreana no disputado segmento de veículos compactos.

A montadora começou a discutir a abertura do terceiro turno com o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba no início do ano, em meio a reclamações da entidade sobre excesso de jornada de trabalho dos dois primeiros turnos da fábrica. Com o terceiro turno, a Hyundai contratou mais 700 trabalhadores, elevando o total de funcionários para quase 2.600.

A marca começou a produzir o HB20 em Piracicaba em setembro do ano passado, depois de investimentos de US$ 600 milhões (aproximadamente R$ 1,4 bilhão) na construção da unidade.

ALTA DEMANDA
O projeto inicial da fábrica envolvia produção em dois turnos, numa capacidade total de 150 mil veículos por ano. Mas um mês depois do início da produção em um turno, a montadora decidiu iniciar um segundo período de trabalho em meio à forte demanda pelo HB20.

"A empresa tem afirmado que vai fazer este ano mais que os 150 mil da fábrica, mas o objetivo principal era estabilizar a produção e reduzir horas extras", afirmou a assessoria de imprensa da montadora.

De janeiro a agosto, as vendas do compacto somam 81,8 mil unidades, o que coloca o HB20 entre as primeiras colocações do segmento. Além disso, a Hyundai acumula vendas de 17.243 unidades da versão sedã do modelo, de abril a agosto.