Topo

Vendas de carros nos EUA em agosto devem subir 12%, dizem analistas

Bernie Woodall

Nos Estados Unidos

22/08/2013 15h45

As vendas de automóveis dos Estados Unidos em agosto estão no ritmo para mostrar um aumento de 12% em relação ao ano passado, disseram analistas de mercado da JD Power & Associates e LMC Automotive na quinta-feira (22).

O total de vendas de veículos novos deve ser de cerca de 1,5 milhão em agosto, um aumento de 12% ante 2012, o que se traduz em uma taxa anualizada ajustada sazonalmente de 16 milhões, disseram JD Power e LMC, em comunicado conjunto.

A taxa anualizada de vendas mensais de agosto, se realizada, seria a maior desde novembro de 2007, e se o número real de veículos vendidos atingir cerca de 1,5 milhão, seria o melhor mês de vendas desde maio de 2007, disseram eles. "Este ambiente forte de vendas ocorre quando os consumidores estão gastando mais em veículos novos do que qualquer mês no registro, o que é mais uma indicação da força subjacente do setor", disse John Humphrey, da JD Power.

A LMC disse que está mantendo a sua estimativa para o ano de 2013 de previsão de vendas de 15,6 milhões de veículos novos, contra 14,5 milhões no ano passado. "A recuperação automobilística dos EUA parece estar operando no piloto automático, dando boas-vindas à estabilidade a um ritmo mais elevado", disse Jeff Schuster, vice-presidente sênior de previsões na LMC Automotive. Schuster disse que as vendas de automóveis continuarão fortes também em 2014.

NA PRÁTICA
Entre os fabricantes de automóveis, o maior crescimento da produção este ano tem sido das empresas irmãs sul-coreanas Hyundai e Kia, com aumento de 14%. Quase todo o aumento da produção é referente a dois modelos Hyundai, o sedã Elantra e o Santa Fe, disseram os analistas.

A produção norte-americana da Ford aumentou 13% este ano, em grande parte por vendas do Escape e do Explorer. A produção da General Motors teve uma queda de 3% na região e a produção pela Fiat-Chrysler está relativamente estável. A produção norte-americana das marcas europeias caiu 2% até julho, de acordo com a JD Power e LMC.