Topo

Vendas de carros na Europa atingem menor nível em 20 anos

Pátio lotado de carros é visto na cidade de Bremerhaven, na Alemanha - Fabian Bimmer/Reuters
Pátio lotado de carros é visto na cidade de Bremerhaven, na Alemanha Imagem: Fabian Bimmer/Reuters

Em Berlim (Alemanha)

18/06/2013 11h24

As vendas de automóveis na Europa em maio caíram para o nível mais baixo em duas décadas, corroendo as esperanças de fabricantes de veículos sobre uma recuperação do mercado neste ano. Alemanha, França e Itália -- que somam quase metade das vendas da região -- reportaram quedas que se aproximaram ou chegaram a dois dígitos.

De janeiro a maio, as vendas na União Europeia recuaram 6,8%, para 5,07 milhões de veículos. O mercado alemão, que resistiu por muito tempo à crise do ano passado, caiu 8,8% até agora. As vendas na França e na Itália, que diminuíram 11,9% e 11,3%, respectivamente, foram afetadas pelo desemprego e por medidas de austeridade que frearam o consumo.

Os emplacamentos nas 27 nações da União Europeia tiveram queda de 5,9% sobre um ano antes, para 1,04 milhão de carros. Este foi o menor nível desde maio de 1993, quando as vendas caíram para abaixo do patamar de 1 milhão de unidades, afirmou a Associação de Montadoras Europeias, nesta terça-feira (18).

Em abril, a venda de carros novos havia subido pela primeira vez em 19 meses na região, apesar de ajudada por resultados excepcionais ligados ao feriado da Páscoa.

Depois de sofrer a maior baixa em 17 anos no acumulado de 2012, a demanda europeia deve se contrair ainda mais este ano, fazendo as montadoras de grande volume de veículos sofrerem com o excesso de capacidade, de um lado, e com o corte nos preços, de outro.

ILHA
O Reino Unido, por outro lado, permanece com resultados positivos. O segundo maior mercado de veículos da Europa reportou crescimento de 11% em maio.

Entre as montadoras, a francesa Peugeot foi quem apresentou os piores resultados no mês, com queda de 13,2% nas vendas. A empresa foi seguida pela GM, com recuo de 11,3%. A Volkswagen, maior montadora da Europa, teve queda de apenas 2,8% em maio.