Topo

Ford faz recall de 470 mil veículos, incluindo o novo Fusion

Falha em tanque de combustível afeta o novo Fusion; situação de carros importados ao Brasil é indefinida - Murilo Góes/UOL
Falha em tanque de combustível afeta o novo Fusion; situação de carros importados ao Brasil é indefinida Imagem: Murilo Góes/UOL

Paul Lienert

Em Detroit (EUA)

03/06/2013 13h14Atualizada em 03/06/2013 14h17

A Ford está fazendo recall de mais de 470 mil veículos, a maioria deles na América do Norte, para verificar se há vazamentos no tanque de combustível que poderiam resultar em um incêndio. A montadora disse à imprensa americana que não vai ter peças de reposição suficientes para atender a todos os proprietários até setembro.

Os modelos incluem os sedãs Fusion, Taurus e Interceptor, o monovolume Flex e os SUVs Explorer e Utility, todos do modelo 2013, bem como os Lincoln MKZ, MKS e MKT fabricados no mesmo ano. Ainda não há informações sobre a inclusão de carros importados do México ao Brasil nesta convocação.

Segundo o jornal "Los Angeles Times", o recall envolve 390 mil veículos nos Estados Unidos e mais de 77 mil no Canadá e México.

A Ford afirma que um módulo de fornecimento de combustível no tanque poderia vazar, e que recebeu 600 reclamações de consumidores americanos desde 31 de março, antes de ser alertada pelo órgão local de controle de trânsito e veículos, o National Highway Traffic Safety Administration. 

"Embora um vazamento de combustível na presença de uma fonte de ignição possa resultar em um incêndio, não houve relatos de incêndios, não temos conhecimento de quaisquer acidentes ou ferimentos atribuídos a essa condição", segundo o porta-voz da marca.

Isto representa mais um golpe para o sedã de porte médio Fusion, que foi reformulado no ano passado e é um dos modelos mais vendidos da Ford, mas tem sido alvo de vários recalls na América do Norte desde o seu lançamento. (Com Redação do UOL, em São Paulo)