Topo

Ford eleva produção na América do Norte para atender demanda

Com frota antiga de picapes, cresce mercado de picapes médias (grandes para nós) nos EUA - Divulgação
Com frota antiga de picapes, cresce mercado de picapes médias (grandes para nós) nos EUA Imagem: Divulgação

Deepa Seetharaman

Em Detroit (EUA)

22/05/2013 07h51

A Ford vai aumentar a produção de 20 fábricas na América do Norte neste ano para fabricar 40 mil veículos a mais -- e ajudar a sustentar seus ganhos nos EUA.

A montadora afirmou nesta quarta-feira (22) que estas fábricas ficarão ociosas por apenas uma semana neste semestre, em vez das tradicionais duas semanas do período de "fechamento de verão". Este é o segundo ano consecutivo que a montadora toma essa medida. O aumento na capacidade acontece num momento em que as vendas da Ford estão ultrapassando o ritmo do mercado norte-americano.

A força no mercado imobiliário dos EUA tem aumentado a demanda por picapes como a F-150.

"Há muita demanda reprimida, principalmente em picapes, uma vez que a idade da frota atual é a mais antiga já atingida na América do Norte", disse Jim Tetreault, chefe de operações de manufatura da Ford pára a América do Norte.

MAIS CAPACIDADE
A Ford também tem acrescentado turnos para atender à demanda. Atualmente, cerca de 75% das fábricas da montadora no continente estão operando em mais de dois turnos por dia. Os turnos adicionais, aliados ao período de fechamento menor, vão ajudar a empresa a produzir 240 mil veículos adicionais por ano.

As vendas da Ford subiram quase 13% nos primeiros quatro meses do ano, enquanto o mercado mais amplo ampliou os licenciamentos em 7%.