Topo

Montadoras temem que recuperação europeia demore anos

Carros da Ford "travados" em revenda nos EUA: companhia é outra que enfrenta a turbulência da Europa - AFP
Carros da Ford "travados" em revenda nos EUA: companhia é outra que enfrenta a turbulência da Europa Imagem: AFP

Em Genebra (Suíça)

05/03/2013 13h28

O mercado europeu de carros enfraqueceu-se ainda mais nos últimos meses e, sem sinais de recuperação, alguns líderes da indústria esperam que os governos locais reduzam a oposição ao fechamento de fábricas e cortes de empregos, muitas vezes necessários para a recuperação das empresas e restauração dos lucros.

No Salão de Genebra, que abriu à imprensa nesta terça-feira (5), executivos das principais montadoras, incluindo Ford, Fiat, Daimler e Renault, advertiram que a demanda na Europa ficaria fraca durante anos à medida que os governos aplicam medidas de austeridade.

"O mercado europeu não está na condição que esperávamos há três meses", disse Dieter Zetsche, presidente-executivo da Daimler, controladora da Mercedes-Benz, refletindo o desânimo do setor por causa da queda contínua das vendas.

HORIZONTE INVISÍVEL
"A dificuldade que enfrentamos atualmente por causa do fraco mercado europeu está cada vez mais clara, e ainda não há horizonte visível em nossos caminhos", afirmou Guillaume Faury, chefe de estratégia na PSA Peugeot Citroen. "Tem de haver uma espécie de ajuste de contas nos níveis de produção europeus nos próximos cinco anos, levando os governos a mudar sua postura e incentivar a reestruturação, em vez de se opor a isso", previu.

As vendas de carros novos nos 27 países membros da União Europeia caíram 8,2% em 2012, nível mais baixo em 17 anos, com a renda dos consumidores reduzidas pelo aumento dos preços, salários baixos e medidas de austeridade.

As esperanças de uma recuperação este ano, até agora, mostraram-se equivocadas.