Topo

BMW deve anunciar fábrica no Brasil nos próximos dias

Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirmou nesta quinta-feira (18) que a marca deve fazer o anúncio oficial de sua primeira fábrica fora da Europa em breve - Luciana Whitaker/Folhapress/Valor
Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirmou nesta quinta-feira (18) que a marca deve fazer o anúncio oficial de sua primeira fábrica fora da Europa em breve Imagem: Luciana Whitaker/Folhapress/Valor

Tiago Pariz

Da Reuters, em Brasília

18/10/2012 11h12

A BMW deve anunciar nos próximos dias a instalação de uma fábrica no Brasil, afirmou nesta quinta-feira (18) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O ministro citou a marca ao dizer que o novo regime automotivo, regulamentado no início deste mês, irá aumentar a concorrência.

"Estamos atraindo com o regime automotivo novas empresas que não tinham fábrica aqui, empresas chinesas como a JAC e a Chery e empresas europeias como a BMW, que deve anunciar nos próximos dias a primeira fábrica dela fora da Europa, que vai ser no Brasil", afirmou Pimentel ao programa Bom Dia Ministro da Empresa Brasileira de Comunicação.

Ele acrescentou que outras empresas estão fazendo consulta sobre instalação de fábricas no Brasil, mas não citou nomes. Procurada, a BMW não confirmou a informação. A empresa participa na próxima semana do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

O ministro do Desenvolvimento rebateu críticas ao novo regime automotivo dizendo que o estímulo à inovação, apesar de significar um aumento do custo a curto prazo, vai baratear os produtos. Pimentel comparou o barateamento dos carros com o fenômeno de massificação e redução de preços nos telefones celulares.

"Não procede que inovação encarece o produto, ela massifica e barateia. Como aconteceu na indústria de celular vai acontecer nas outras indústrias, inclusive na automotiva", disse.

EVOLUÇÃO DOS AUTOMÓVEIS
Para se enquadrar ao novo regime automotivo, as montadoras terão que produzir veículos que na média de cada empresa tenham um consumo de combustível pelo menos 13,6%menor em 2017. Analistas afirmam que além de carrocerias mais leves, a exigência vai cobrar uso de motores mais eficientes, que podem elevar o preço dos carros.

Segundo a associação de montadoras de veículos, Anfavea, o regime automotivo Inovar-Auto vai exigir investimentos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia da ordem de R$ 13,8 bilhões até 2017.

Com Redação de UOL Carros, em São Paulo (SP)