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Volkswagen aposta em novo Golf para superar Toyota e GM

Depois de muita especulação, o novo Golf será revelado nesta terça-feira (4) - Reprodução
Depois de muita especulação, o novo Golf será revelado nesta terça-feira (4) Imagem: Reprodução

Andreas Cremer

Da Reuters, em Berlim (Alemanha)

03/09/2012 12h37

A Volkswagen aposta que um toque de requinte no Golf manterá o modelo -- compacto atual na Europa e restante do mundo, um médio carente de atualizações no Brasil (saiba mais aqui) -- como sucesso de vendas e ajudará a fabricante alemã a superar Toyota e General Motors na briga pela liderança mundial na vendas de carros.

No entanto, veículos deste porte sofrem o impacto da concorrência tanto de carros mais baratos quanto de modelos de luxo, já que as marcas estão penando em muitos países com a economia -- vide a queda na Europa ou a desaceleração na China.

A Volkswagen tem reportado vendas recordes e lucros maiores, enquanto concorrentes vêm apresentando dificuldades. No entanto, a sétima geração do Golf, cuja apresentação será feita nesta terça-feira (4) em Berlim, Alemanha, talvez não seja suficiente para manter a maior fabricante da Europa em posição tão vantajosa, segundo analistas.

"As metas de crescimento da Volkswagen são absolutamente dependentes do sucesso do novo Golf, mas o novo modelo competirá em um mercado difícil", afirmou Stefan Bratzel, diretor do Centro de Gestão Automotiva, criado perto da cidade alemã de Colônia.

META AMBICIOSA, CARRO AMBICIOSO
A Volkswagen está a caminho de superar a GM neste ano no ranking de maiores fabricantes do mundo. O plano da marca alemã é vender 10 milhões de veículos por ano até 2018 e passar à frente também da Toyota -- apenas para lembrar, o recorde de vendas do último ano foi de 8,36 milhões de carros.

O novo Golf terá uma série de atrativos para tentar deixar os consumidores longe dos modelos mais atrativos (e baratos) de Hyundai (com seu i30), Ford (Focus), Peugeot (308) , Citroën (C4) e Opel (divisão alemã da GM que tem o Astra como trunfo), além de marcas de ponta como Audi (com o novo A3, primeiro modelo a ser feito sobre a plataforma MQB, base do novo Golf), BMW (com o Série 1) e Mercedes-Benz (com o renovado, e agora hatch, Classe A).

O novo Golf terá um design mais elegante e 100 quilos a menos em relação ao modelo anterior (ou seja, deve pesar em torno de 1.150 quilos), por conta da maior presença de aço ultrarresistente, que o torna menos poluente e mais barato -- enquanto a atual geração do Golf europeu parte de cerca de R$ 50 mil (na conversão do euro), o novo deve ter preço inicial na casa de R$ 48.500. Vale dizer que o Golf vendido no Brasil, perdido entre a quarta e a quinta gerações, começa em R$ 53.500.

A versão inicial a gasolina, com motor 1.4 de 140 cavalos, emitirá uma média de 112 gramas de gás carbônico por quilômetro, o que atende às normas da União Europeia. Ainda assim, terá de série conteúdo só existente em versões mais caras e pacotes esportivos do modelo anterior: bloqueio de diferencial e chassis com controle dinâmico, direção progressiva, sistema de frenagem de emergência, câmeras e sensores de ponto cego e de troca de faixa e até controle de cruzeiro adaptativo são algumas das novidades prometidas.

O modelo novo terá comprimento (59 mm a mais) e largura (13 mm) levemente maiores que o anterior, deixando o interior do carro (56 mm maior) em melhor condição para concorrer com o de utilitários e mini-vans: o novo Golf deve ter 4,25 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,45 m de altura. (Com Redação de UOL Carros)

Vídeo com supostas informações vazou na última semana