Vendas de veículos sobem 3,1% em julho ante junho

RIO DE JANEIRO, 1 Ago (Reuters) - As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil subiram 3,1% em julho na comparação com junho, ao totalizar 364.157 unidades, informou nesta quarta-feira a associação de concessionários de veículos, Fenabrave.

A entidade avalia que as medidas de incentivo às vendas, estabelecidas pelo Governo Federal em maio, foram determinantes para a recuperação das vendas. O governo reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), chegando a zerar a alíquota para modelos equipados com motores de 1.0 litro.

Considerando apenas os automóveis e comerciais leves, o total emplacado chegou a 351.0410 unidades, um recorde para julho, segundo a Fenabrave. O número mostra crescimento de 3,15 por cento ante junho e de 22,04 por cento ante julho de 2011.

"Até as medidas, o resultado era negativo e os números atuais mostram a importância da soma de esforços entre governo, iniciativa privada e instituições financeiras", afirmou o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, em comunicado.

Na comparação com o mesmo mês em 2011, o total de unidades emplacadas elevou-se em 18,92 por cento. Considerando o acumulado do ano, a Fenabrave registrou aumento de 1,84 por cento em relação ao totalizado nos sete primeiros meses de 2011, para 2,081 milhões de unidades.

Somando os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, o total de unidades em julho foi 5,35 por cento superior a junho, ao fechar o mês com 506.987 unidades.

Comparando-se com junho, a alta foi de 7,47 por cento maior, enquanto que no acumulado do ano, a Fenabrave verificou queda de 1,85 por cento ante o período janeiro-julho de 2011, com 3,098 milhões de unidades emplacadas.

A redução de IPI é válida até o dia 31 de agosto. Além da redução das alíquotas, o Banco Central liberou 18 bilhões de reais em depósitos compulsórios para financiamento de automóveis .

(Por Fábio Couto)

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos