Toyota prevê triplicar lucro operacional neste ano

TÓQUIO, 9 Mai (Reuters) - A Toyota prevê triplicar o lucro operacional neste ano para mais de 12,5 bilhões de dólares, à medida que a montadora japonesa recupera o espaço que perdeu em mercados dos Estados Unidos à China.

O resultado, contudo, ainda ficaria abaixo da metade do que ganhava antes da crise financeira global.

O lucro operacional mais que quintuplicou entre janeiro e março, para 3 bilhões de dólares, após todos os centros de produção terem se recuperado do terremoto no Japão e das enchentes na Tailândia, que custaram à Toyota cerca de 400 mil carros em produção perdida, quase nove semanas de vendas nos Estados Undidos.

A companhia prevê um lucro operacional de 1 trilhão de ienes (12,54 bilhões de dólares), em linha com as estimativas do mercado, e quer cortar mais custos mais compensar a valorização da moeda japonesa. Executivos disseram também ter retomado a guerra contra o desperdício.

As vendas nos mercados emergentes foram em linha com os planos da montadora, inclusive na China, onde as vendas de janeiro a abril iam em direção à meta de 1 milhão de veículos vendidos para o fechado do ano.

Para o atual ano, a Toyota prevê um lucro líquido de 760 bilhões de ienes, o melhor em cinco anos.

(Por Chang-Ran Kim)

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos