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Porsche aposenta motores 4 cilindros nos 718 Cayman GT4 e Boxster Spyder

Novos esportivos são mais pesados que antecessores, mas têm melhor pressão aerodinâmica - Divulgação
Novos esportivos são mais pesados que antecessores, mas têm melhor pressão aerodinâmica
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/06/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Novos esportivos tem motor 4.0 de seis cilindros com 420 cv e câmbio manual
  • 0 a 100 km/h em 4,4 seg. e velocidade final de 304 km/h (GT4) e 301 km/h (Spyder)
  • Preços: 93.350 euros no Boxster Spyder e 96.206 euros no Cayman GT4

A Porsche fez a alegria dos puristas com dois lançamentos de uma vez só. A dupla 718 Cayman GT4 e 718 Boxster Spyder seguem a receita da alegria de todo fã da marca, reunindo motor 4.0 aspirado de 420 cv e 42,8 kgfm e câmbio manual.

Vamos começar falando do "coração" dos esportivos. Trata-se de um motor inédito baseado no 9A2 boxer do 911 Carrera, incorporando tecnologias como desativação de cilindros e uma relação de marchas pensada para emitir menos poluentes. A Porsche informa 4,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 304 km/h no GT4 e 301 km/h no caso do Spyder.

A fabricante diz que o Cayman GT4 é pelo menos 10 segundos mais rápido em Nürburgring que seu antecessor, mesmo pesando 90 kg a mais. O segredo está nas melhorias aerodinâmicas, incluindo um difusor de ar na parte de baixo da carroceria (que juntamente com a enorme asa traseira contribui para o aumento de 50% na pressão aerodinâmica).

Porsche Cayman GT4 (interior) - Divulgação - Divulgação
Revestimento em Alcantara está presente nos dois modelos
Imagem: Divulgação

No caso do Boxster, a tampa traseira tem duas "corcovas" acompanhada de uma terceira luz de freio e asa traseira que se ergue a partir dos 120 km/h. Por dentro, os dois modelos tem alavanca de câmbio menor e revestimento em Alcantara.

As rodas de 20 polegadas são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 245/35 na frente e 295/30 na traseira. Os carros ganharam novo ajuste no sistema de vetorização de torque, diferencial mecânico, novos amortecedores e outros ajustes.

A suspensão traz amortecedores ativos e ambos são 30 milímetros mais baixos do que os outros modelos 718.

Na Europa, o 718 Cayman GT4 sai por 96.206 euros (aproximadamente R$ 416 mil) e o 718 Boxster Spyder custa 93.350 euros, ou cerca de R$ 403 mil. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Porsche 718 Boxster Spyder 2 - Divulgação - Divulgação
Asa traseira se ergue a partir dos 120 km/h
Imagem: Divulgação