Topo

Novo Hyundai Creta chega em até 2 anos com motor turbo e mais equipamento

Nova geração do Creta foi apresentada em abril no Salão de Xangai (China) - Divulgação
Nova geração do Creta foi apresentada em abril no Salão de Xangai (China)
Imagem: Divulgação

Eugênio Augusto Brito

Em Namyang (Coreia do Sul)

04/06/2019 12h07Atualizada em 21/08/2019 18h01

Resumo da notícia

  • Informação foi revelada por executivo na Coreia do Sul
  • Novo HB20 vai antecipar novidades do utilitário esportivo
  • Creta deve ganhar motor 1.6 turbinado e frenagem automática
  • SUV terá no Brasil basicamente mesmo visual revelado em abril na China

Apresentada em abril passado no Salão de Xangai, a nova geração do Hyundai Creta será lançada no Brasil em até dois anos, mantendo o visual exibido na China. A informação foi passada a UOL Carros por executivos da área de planejamento global de produtos da Hyundai, durante a prévia da segunda geração do HB20, na Coreia do Sul.

Para que o novo SUV estreie no Brasil é preciso que, antes, seja lançado em outros mercados importantes, como a própria Coreia do Sul. Unidades de teste do Creta renovado já rodam na sede da empresa. Daí o prazo ser "elástico", em janela que vai de no mínimo um ano para até dois anos de espera.

"A China tem uma realidade um pouco diferente do resto do mundo. O Creta foi lançado lá, mas agora precisamos fazer testes e homologações para outros mercados. Mas o visual é aquele e o nível de tecnologia será alto", apontou um dos executivos da Hyundai.

Nova cara global para SUVs

Você pode até achar esquisito, mas o novo estilo do Creta é derivado daquele que já é usado em novos SUVs da Hyundai ao redor do mundo. O novo Santa Fe, Kona e, principalmente, o grandalhão Palisade se valem de pequenos conjuntos de LED sublinhados por faixas verticalizadas, que ladeiam a enorme grade frontal.

Praxe, o Creta terá equipamentos um degrau acima daquele oferecido pelo HB20. Só a nova geração do compacto terá itens como controles de tração, de estabilidade, de auxílio em rampa, partida por botão... muito disso já visto no Creta atual. Também trará motorização turbo com injeção direta.

Assim, o novo Creta também terá seu motor turbo -- possivelmente o 1.6 TGDI já usado no New Tucson (177 cv e 27 kgfm) -- mas também mais recursos de conectividade e conforto e assistentes semi-autônomos.

Ruptura não, evolução

Lançado em janeiro de 2017 no Brasil, com produção em Piracicaba (SP), o Creta atual está de fato pedindo uma atualização -- considerando que chegou aqui quando já estava disponível havia mais de três anos em outros países.

Em maio, foi o quarto SUV mais vendido do Brasil, com 4.212 emplacamentos, e ocupa a quinta posição da categoria no acumulado do ano, com 19.609 unidades comercializadas. Em 2018, foi o SUV compacto mais vendido do país -- no geral, ficou atrás do médio-compacto Jeep Compass.

Atualmente, pode vir equipado com motor 1.6 ou 2.0 flex aspirados e câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas. Tem preços sugeridos a partir de R$ 78.990.

Quando chegar, o novo modelo manterá patamares de preços e de entregas, mas oferecendo mais equipamentos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

UOL Carros está na Coreia do Sul, onde testará a nova geração do HB20, ainda em caráter de desenvolvimento, e trará impressões em breve.

* Viagem a convite da Hyundai Motor Brasil

#Avaliação: testamos o SUV mais vendido do Brasil, o Hyundai Creta

UOL Carros