Topo

FCA e Renault devem confirmar conversas e negociações sobre fusão

FCA (Fiat Chrysler Automobiles) logo durante o Salão de Genebra - Harold CUNNINGHAM/AFP
FCA (Fiat Chrysler Automobiles) logo durante o Salão de Genebra
Imagem: Harold CUNNINGHAM/AFP

Da Reuters*

Giulio Piovaccari e Laurence Frost

26/05/2019 19h54

A Fiat Chrysler (FCA) e a Renault devem confirmar nesta segunda-feira as conversas sobre uma fusão. O conselho da montadora francesa foi convocado para uma reunião para discutir a situação. A notícia veio depois do fim de semana de que duas das principais empresas automotivas do mundo estão em negociações sobre uma parceria global abrangente que poderia resolver algumas das principais fraquezas de ambas.

No sábado, o jornal britânico "Financial Times" noticiou que FCA e Renault estavam negociando uma possível aliança por intermédio de conversas que estão em "estado avançado". Neste domingo, o diário japonês Nikkei também informou que a Fiat irá propor uma fusão.

O plano em discussão envolveria alguma transferência de patrimônio, de acordo com uma fonte da Reuters próxima às discussões. O Wall Street Journal informou no domingo que as duas empresas estão considerando uma fusão de iguais, entre outras opções de parceria.

O presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, apresentou um plano de fusão da FCA-Renault para o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, na sexta-feira, informou o site Les Echos. O governo francês tem uma participação de 15% na Renault. O acordo que está sendo discutido incluiria garantias cobrindo governança corporativa e emprego na França e na Itália, completou o jornal francês.

A pressão para a consolidação entre as montadoras cresceu com os desafios impostos pela eletrificação, o aperto dos regulamentos de emissões e as novas tecnologias caras sendo desenvolvidas para veículos conectados e autônomos. No início deste ano, o presidente da FCA, John Elkann - membro da dinastia italiana Agnelli, que controla a empresa - destacou o compromisso da família com a indústria automotiva.

Mas ele também acrescentou que eles estavam preparados para tomar "decisões ousadas e criativas" para ajudar a construir um futuro sólido e atraente para a empresa. Uma fonte da Reuters disse anteriormente que um anúncio FCA poderia fornecer alguns detalhes concretos, embora iniciais, mas acrescentou que a situação ainda era "fluida". Uma outra fonte com conhecimento direto da situação confirmou que a diretoria da Renault se reunirá na manhã de segunda-feira às 8h (local) para discutir o assunto.

"Uma precisa da outra"

A FCA tem um negócio de caminhões RAM altamente lucrativo nos Estados Unidos e a marca Jeep, mas vem perdendo dinheiro na Europa, onde também pode lutar para acompanhar as restrições iminentes de emissões de dióxido de carbono.

A Renault, ao contrário, é pioneira em carros elétricos com tecnologias de motores relativamente eficientes em termos de combustível e forte presença em mercados emergentes, mas sem negócios nos EUA. Qualquer amarração provavelmente enfrentaria obstáculos políticos e de força de trabalho, particularmente na Itália. No entanto, a maioria das fábricas europeias da FCA está com capacidade inferior a 50%.

E a Nissan?

Um acordo entre a FCA e a Renault não impediria a consolidação da aliança da Renault com a montadora japonesa Nissan, disse uma fonte à Reuters no sábado.

A parceria Renault-Nissan, sustentada por participações cruzadas, foi prejudicada pelo escândalo em torno do ex-presidente Carlos Ghosn, que foi expulso após sua prisão no ano passado. As especulações sobre o futuro da Fiat Chrysler, muitas vezes vistas como uma possível meta de fusões e aquisições, se intensificaram após a morte súbita do ex-CEO Sergio Marchionne há quase um ano.

Em outubro do ano passado, pouco depois de três meses ele foi escolhido para substituir Marchionne, o novo CEO Mike Manley concordou em vender a unidade de autopeças da FCA, a Magneti Marelli, para a japonesa Calsonic Kasnsei, de propriedade da empresa norte-americana KKR & Co. A venda foi concluída no início deste mês por 5,8 bilhões de euros.

Segundo relatos no início deste ano, o fabricante também havia reiniciado as negociações com o Grupo PSA da França - que tem sido um tema recorrente ao longo dos anos. A Fiat Chrysler e a Renault juntas teriam uma capitalização de mercado combinada de mais de 32 bilhões de euros (US $ 36 bilhões) e vendas globais totais de 8,7 milhões de veículos.

A Fiat Chrysler tem uma avaliação de pouco menos de 18 bilhões de euros e a Renault cerca de 14,4 bilhões Uma aliança que incluía a Nissan colocaria o conjunto no posto de montadora número 1 global, com 13,8 milhões de vendas anuais. Também manteria uma posição na China, onde tanto a FCA quanto a Renault são jogadores marginais.

*Com informações da EFE