Topo

Hyundai amplia capacidade de fábrica para fazer novo HB20 e mais SUVs

Fábrica Hyundai Piracibaba (SP) - Divulgação
Fábrica Hyundai Piracibaba (SP)
Imagem: Divulgação

Do UOL, de São Paulo (SP)

11/03/2019 13h02

Resumo da notícia

  • Unidade de Piracicaba (SP) vai saltar de 180 mil para 210 mil veículos/ano
  • Linha de montagem recebe investimento de R$ 125 milhões
  • Fábrica já superou capacidade em 2018, quando fez 193 mil carros
  • Local é responsável por fabricar HB20 e Creta

A Hyundai Motor Brasil anunciou hoje que está ampliando em 2019 a capacidade da fábrica da marca em Piracicaba, no interior paulista, de 180 mil unidades/ano para 210 mil veículos anuais.

De acordo com a montadora sul-coreana, o aumento na produção é resultado de investimento de R$ 125 milhões, incluindo a aquisição de novos equipamentos, como robôs, além de melhorias em áreas como pintura, solda e montagem. Assim, a unidade eleva o volume atual de 36 para 42 veículos por hora, com a fábrica funcionando em três turnos.

O aumento na capacidade produtiva prepara a fábrica para o lançamento da nova geração do HB20 e do HB20S, previsto para o segundo semestre -- embora a companhia não comente "planos futuros". A ampliação servirá para atender prioritariamente o mercado interno e representa 17 mil unidades acima das 193 mil fabricadas no ano passado, volume que já superou a capacidade produtiva por conta de "ganhos de eficiência pontuais" na linha de montagem.

"O volume adicional vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea (a asociação das montadoras). Com isso, a Hyundai poderá manter sua participação de mercado ao longo do ano", avalia Eduardo Jin, presidente da Hyundai Motor Brasil.

Hoje responsável por fabricar os modelos HB20, HB20S e Creta, a fábrica de Piracicaba tem operado, desde sua inauguração em 2012, com ocupação acima de 90% da capacidade e mais de 95% da produção é destinada a abastecer o mercado brasileiro -- o restante é exportado para Paraguai, Uruguai e Colômbia. Em agosto do ano passado, atingiu a marca de 1 milhão de veículos produzidos.

#Avaliação: testamos o SUV mais vendido do Brasil, o Hyundai Creta

UOL Carros