Topo

Volkswagen Fox e SpaceFox obtêm 3 estrelas em teste de segurança; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2019 12h25

Resumo da notícia

  • Compacto teve mesma nota na proteção a adultos e crianças
  • Fox perdeu pontos por não ter ESP nem cinto de 3 pontos para quinto passageiro
  • Populares sem ESP são "inaceitáveis", disse secretário geral do Latin NCAP

Os Volkswagen Fox e SpaceFox foram avaliados com três estrelas pelo Latin NCAP. O órgão classificou os modelos com três estrelas tanto na proteção a adultos quanto a crianças.

O Fox já havia sido avaliado em 2015 sob o protocolo anterior e obteve quatro estrelas para adultos e duas estrelas para crianças.

O órgão afirma que "as leituras no peito do dummy alcançaram a pontuação necessária para obter apenas um resultado de três estrelas". As cabeças e os pescoços do motorista e do passageiro foram bem protegidas pelos airbags e cintos de segurança. O tórax do passageiro apresentou boa proteção e o do motorista, proteção marginal.

O teste mostrou ainda que os joelhos dos passageiros podem atingir partes perigosas do painel, ainda que canelas e pés do passageiro tiveram boa proteção. No geral, a estrutura dos veículos foi considerada estável.

Cinto de segurança de dois pontos e falta de ESP prejudicaram dupla

A SpaceFox (chamada no mercado argentino de Suran) também foi avaliada, mesmo já estando fora de linha -- sua produção foi encerrada na Argentina neste mês. Apenas a perua foi submetida ao teste de impacto lateral e se saiu relativamente bem. O Latin NCAP citou "boa proteção para a cabeça e a pelve, proteção adequada para o abdome e proteção fraca para o tórax".

O órgão ressaltou ainda que, apesar de trazer ganchos de fixação Isofix como itens de série, os modelos ainda vêm com cintos de segurança subabdominais para o quinto passageiro. A falta de controle de estabilidade também tirou pontos preciosos da dupla.

"Consideramos inaceitável que, em 2019, modelos populares ainda não ofereçam controle de estabilidade de fábrica e cintos de três pontos em todas as posições", declarou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.