Topo

Novo Hyundai Sonata estreia identidade visual do futuro HB20; confira

Nova geração do Sonata antecipa visual dos futuros modelos da Hyundai - Divulgação
Nova geração do Sonata antecipa visual dos futuros modelos da Hyundai
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2019 10h09

Resumo da notícia

  • Sedã inaugura estilo "Esportividade Sensual", que será aplicada no novo HB20
  • Design mais esportivo do Sonata foi inspirado nos cupês de quatro portas
  • Carro está maior, mais largo e mais baixo em relação ao antecessor

Alheia ao burburinho causado pelo Salão de Genebra, a Hyundai revelou as primeiras imagens do novo Sonata. O sedã será apresentado no Salão de Nova York, ainda este mês, e estreia a nova identidade visual da marca, chamada "Sensuous Sportiness" ("Esportividade Sensual", em português).

E é bom se familiarizar com estes traços, pois eles vão inspirar vários lançamentos da Hyundai, inclusive o novo HB20, já antecipado na forma do conceito Saga EV.

A oitava geração do Sonata exibe um estilo mais próximo dos "cupês de quatro portas", com linhas mais esguias do que seu antecessor de 2009. Um dos elementos mais marcantes do carro está nos faróis, com luzes diurnas (nada discretas, por sinal) que acompanham os vincos do capô. A fabricante chama o item de "luzes ocultas" e utiliza um tipo de material que é praticamente impossível de ser notado quando as luzes estão apagadas.

Hyundai Sonata - Divulgação - Divulgação
Traseira tem elementos que remetem ao Honda Civic e, também, ao novos sedãs da Volvo
Imagem: Divulgação

Atrás, o sedã ganhou lanternas em formato de bumerangue -- parecidas com as do Honda Civic -- e um filete horizontal que percorre toda a tampa do porta-malas, entre os logotipos da Hyundai e do nome do carro.

Segundo a Hyundai, o novo Sonata cresceu 4,5 cm no comprimento, 2,5 cm na largura e a distância entre eixos está 3,5 cm maior. No geral, o sedã está 3 cm mais baixo.

Por dentro, o sedã parece mais sofisticado, graças ao uso de materiais mais vistosos e de melhor qualidade. A cabine abusa das linhas horizontais para aumentar a sensação de espaço e as posições da tela da central multimídia e das saídas de ar-condicionado seguem o estilo dos carros da Volkswagen. O painel de instrumentos é 100% digital, enquanto o sistema de entretenimento traz botões físicos para as funções mais comuns. Já a manopla de câmbio foi substituída por botões.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2019/hyundai-sonata-1551967054935.vm')

A fabricante também confirmou que o Sonata ganhará uma chave digital inspirada em um smartphone. E por falar em celular, os clientes poderão baixar um aplicativo e usá-lo para destravar as portas e até ligar o veículo.

O lançamento mundial do novo Sonata está previsto para o segundo semestre deste ano, mas não é certo que tenhamos o modelo no Brasil, já que seu antecessor deixou de ser vendido por aqui em 2014.

Conceito mostra como será o futuro HB20

UOL Carros