Topo

Fiat Centoventi: compacto elétrico pode vir até com escada no teto

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/03/2019 09h14

Resumo da notícia

  • Visual do Centoventi pode ser amplamente personalizado
  • Veículo antecipa como será a próxima geração do Panda
  • Autonomia varia entre 100 km e 500 km

 A Fiat aproveita as festividades de seu 120º aniversário para mostrar o Centoventi. O conceito ainda não está confirmado para produção, mas antecipa como será a próxima geração do Panda -- compacto que ocupa o papel do Uno na Europa.

O Centoventi (de "cento e vinte", em italiano) tem interior modular que pode ser rearranjado de várias maneiras, enquanto o painel de instrumentos traz vários nichos e pode ser amplamente personalizado pelo dono.

O veículo é movido por baterias que podem ser substituídas facilmente, sendo que o proprietário pode "incluir" três baterias extras para ampliar a autonomia do Centoventi. É por isso que a fabricante informa autonomia entre 100 km e 500 km.

Fiat Centoventi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Crie seu próprio Centoventi

A personalização, aliás, é um dos pontos mais atraentes do projeto. Caberá ao cliente escolher entre quatro combinações de teto, quatro para-choques, quatro calotas e até quatro variações de acabamento externo. O teto pode ser removido e substituído por um teto solar, capota de tecido e até um rack -- alguém aí lembrou do "mítico" Uno com escada?

A Fiat também promete oferecer uma ampla gama de acessórios, que podem ser impressos em 3D, facilitando sua confecção. Por dentro, o Centoventi tem tela digital de 20 polegadas e central multimídia.

O conceito tem 3,68 metros de comprimento, 1,52 metro de altura, 1,74 metro de largura e distância entre eixos de 2,43 metros.

O simpático carrinho poderia ser fabricado sobre a nova plataforma de veículos compactos desenvolvida pela Fiat para os novos Punto e 500. E por falar neste segundo, a fabricante já confirmou que a nova geração do 500 será revelada no Salão de Genebra... de 2020.