Topo

Volvo limitará velocidade de carros a 180 km/h para reduzir acidentes

Maioria dos modelos atuais da marca tem velocidade máxima de 250 km/h - Divulgação
Maioria dos modelos atuais da marca tem velocidade máxima de 250 km/h
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/03/2019 14h06

Resumo da notícia

  • Empresa quer zerar número de acidentes fatais com carros da marca a partir de 2020
  • Volvo sonha em restringir velocidade em áreas perto de escolas e hospitais
  • "Somos líderes em segurança e assim será para sempre", diz CEO

A Volvo equipará todos os seus carros com limitador de velocidade de 180 km/h a partir de 2020.

A medida faz parte de uma ambiciosa meta de zerar o número de acidentes com ferimentos graves ou fatais envolvendo veículos da marca até o fim do ano que vem.

"A Volvo sempre foi líder em segurança e assim será para sempre. Fizemos uma pesquisa para descobrir as causas de acidentes graves ou fatais a bordo de nossos carros. E, embora um limitador de velocidade não seja a cura definitiva para todos os problemas, nós vemos como algo que vale a pena ser investido, mesmo que seja para salvar uma única vida", declarou o presidente da Volvo, Håkan Samuelsson.

Atualmente, todos os modelos da Volvo (com exceção daqueles preparados pela Polestar) não passam dos 250 km/h -- algo que também acontece com muitos carros alemães. 

Para a Volvo, no entanto, o limitador de velocidade é apenas o primeiro passo de uma iniciativa que pode controlar a velocidade dos veículos em áreas como entornos de hospitais e escolas. Isso dependeria, porém, do desenvolvimento de outras tecnologias.

"Nós queremos debater se as montadoras terão o direito ou até mesmo a obrigação de instalar tecnologias nos carros que mudem a forma como o motorista se comporta ao volante, evitando atitudes como excesso de velocidade, direção embriagada ou até distrações. Ainda não temos uma posição consolidada sobre o assunto, mas acreditamos que devemos tomar as rédeas e sermos pioneiros", concluiu Samuelsson.