Topo

Volkswagen prepara SUV pequeno e descolado, irmão caçula do T-Cross

Na Europa, VW aposta em SUVs compactos, médios e até soluções descoladas. Vai funcionar no Brasil? - Reprodução
Na Europa, VW aposta em SUVs compactos, médios e até soluções descoladas. Vai funcionar no Brasil?
Imagem: Reprodução

Jorge Moraes

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

20/02/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Marca terá 5 novos SUVs ao todo. Tiguan e T-Cross já foram
  • Novo modelo terá espaço do Polo
  • Ideia é ter um modelo com toque esportivo, descolado
  • VW também prepara terreno para substituir família Fox

Se tem segredo bem guardado nós vamos atrás. A Volkswagen terá um novo desafio pela frente que será, até o próximo ano, apresentar planos para sucessão do Fox, que anda bem, vende 2.500 unidades por mês das duas versões Connect (60% desse total) e Xtreme, mas é um modelo envelhecido.

E ainda temos, nessa conta, não esqueçam disso, o Gol. Mas esse assunto ficará para depois.

Voltando ao Fox, que descobrimos que está quase pronto para sair do baú da família Pavone (José Carlos Pavone é o chefe de design da Volkswagen do Brasil, enquanto seu irmão está em ascendência na matriz) um SUV de dimensões compactas. 

Teremos um compacto levemente menor que o T-Cross e com o perfil mais esportivo, mais descolado, menos aventureiro, baseado exatamente nessa vontade do consumidor por produtos mais conectados.

O irmão caçula do lançamento, vamos chamá-lo desse jeito, por enquanto, terá como objetivo criar um novo espaço no bolo que atua Polo e Virtus, por exemplo. Tanto que usará a base do Polo (2,56 m de entre-eixos, como o hatch, mas com teto alto). Quanto às perspectivas de ocupar o lugar do bem-sucedido e longevo Fox isso é projeto para uma segunda etapa.

Etapa que precisa ser cumprida. A VW lançou, com o T-Cross, seu 12º modelo de 20 previstos até 2020. Desse total, cinco serão SUVs. No geral, faltam oito novidades, sendo três utilitários/crossovers. Ou só dois, já que o argentino Tarek está mais do que confirmado e em avançado processo.

Pablo Di Si, presidente da Volkswagen do Brasil e América Latina, ainda não comenta abertamente sobre o tema, mas perguntei sobre o "pequeno" que virá pela frente e ele não fugiu: "No ano que vem".

Pelo visto, Tarek, rival do Compass, vai chegar ano que vem, mas não só. Virá acompanhado de mais uma novidade da Volkswagen.

Jorge Moraes é jornalista, influenciador digital, jurado do Prêmio UOL Carros e fala sobre tecnologia em automóveis.

O que tem no Volkswagen T-Cross completão de R$ 126 mil?

UOL Carros