Topo

O que é isso? Opel Zafira vira furgão de passageiros na linha 2020

Opel Zafira Life é furgão baseado em projeto da Peugeot-Citröen - Divulgação
Opel Zafira Life é furgão baseado em projeto da Peugeot-Citröen
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/01/2019 07h00

Zafira Life será lançado no mercado europeu neste ano; projeto é baseado nos franceses Citroën Jumpy e Peugeot Expert

Famílias numerosas lembram com saudade da Chevrolet Zafira. A minivan vendida no Brasil entre 2001 e 2012 deixou uma legião de fãs, que até hoje enaltecem suas qualidades, como o amplo espaço interno e a versatilidade da terceira fileira de bancos que podia ser "escondida" no assoalho.

O nome foi descontinuado no Brasil após a chegada da Chevrolet Spin, mas seguiu em linha na Europa, inclusive com novas gerações feitas pela alemã Opel. Até agora...

Com a passagem do controle da Opel para a francesa PSA (Peugeot-Citröen), desde 2017, chegou o momento de atualizar a base da Zafira, que agora se torna um furgão de passageiros. O Zafira Life estreia no Velho Continente como linha 2020 e a missão de aposentar o Opel Vivaro, baseado no Renault Trafic.

Essa quarta geração da Zafira, agora com furgão, é baseada nos utilitários Citroën Space Tourer e Peugeot Traveller (para passageiros). Há ainda as versões comerciais (para levar carga) chamadas Citröen Jumpy e Peugeot Expert -- essas configurações de trabalho, aliás, são vendidas no Brasil.

Opel Zafira 2017 - Divulgação - Divulgação
Fim de era: esta foi a última Zafira em forma de minivan, modelo 2017
Imagem: Divulgação

O que ele tem

Com vendas previstas para serem iniciadas em fevereiro, esse furgão chamado Zafira terá três configurações, com capacidade para até nove pessoas, e foco para competir com modelos como o Volkswagen Transporter (o herdeiro da Kombi), entre outros.

A versão "Small" terá 4,60 metros, passando a 4,95 m na "Medium" e a 5,30 m na "Large". Na configuração mais "agradável", teremos 3,28 m de espaço entre-eixos. Já na com maior capacidade de transporte, serão 4.500 litros e capacidade de levar objetos com 3,50 de comprimento.

Não há informação sobre motorização, mas os modelos da PSA são totalmente a diesel, com potência entre 96 e 186 cavalos, com opção de câmbio manual de cinco ou seis marchas, além de automatizado ou automático de seis marchas. 

Também é prometido nível máximo de segurança, já com cinto estrelas de Euro NCAP, por conta de itens como câmera, radar e sistemas ACC, frenagem automática, assistência de faixa e controles de estabilidade e tração.

Você gostaria de ver esta nova fase do projeto Zafira circulando pelo Brasil? Comente ai!

Citroën Jumpy 2018 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Citroën vende Jumpy no Brasil. É o furgão comercial que dá origem ao novo Zafira
Imagem: Murilo Góes/UOL