Topo

CES 2019: vídeo de Audi e "Tony Stark" dá spoiler de "Vingadores: Ultimato"

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Coimbra (Portugal)

09/01/2019 07h00

Bate-papo de ator com designer-chefe da marca alemã era para dar detalhes só do elétrico E-Tron GT

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR PODE CONTER SPOILERS 

Ficou em choque quando metade dos habitantes do universo, incluindo muitos de seus heróis favoritos, viraram pó no final de "Vingadores 3: Guerra Infinita"? Não tema. Tudo vai acabar bem no próximo filme da franquia, "Vingadores 4: Ultimato", em maio.

Afinal, se Tony Stark consegue dar umas voltas no esportivo elétrico Audi E-tron GT é sinal de que a Terra não estará lá tão ruim. A presença desta cena na continuação foi revelada por um comercial da marca alemã, em vídeo divulgado nas redes sociais e que está nesta reportagem.

No vídeo, o ator Robert Downey Jr começa nostálgico, dirigindo um carro que parece o R8 pelas ruas de Los Angeles (EUA). De fato, aquele carro ali é a primeira geração do conceito elétrico E-Tron, de dez anos atrás e que depois acabou gerando outro conceito, de nome mais escancarado, o R8 E-Tron. Nenhum deles ganhou vida, mas serviram de transporte para o "Homem de Ferro". 

Donwney Jr./Stark lebra justamente de de quando guiou, nas gravações do primeiro "Homem de Ferro", em 2007, o modelo que se tornaria o veículo do icônico personagem em mais duas sequencias.

O ator chega a seu destino, um estúdio da Audi na cidade, e conversa sobre o processo de criação com o chefe de design da marca, Marc Lichte. Momento interessante do vídeo, mas longo e com direito a uma parada em uma sauna elétrica.

Se quiser, pule logo para aos 3min21s, quando ambos começam a falar do novo carro-conceito elétrico da marca, o E-Tron GT, que foi revelado no Salão de Los Angeles, no final de 2018, mas tem mais detalhes apresentados agora na CES 2019, em Las Vegas.

É aí que percebemos que o ator guiou o carro e chega a dar algumas impressões do interior: "parece muito intuitivo".

Spoiler sem alerta

Aos 3m38s, a conversa dentro do esportivo elétrico, que, segundo a marca e o texto de Downey Jr. no comercial, promete revolucionar a categoria, revela mais do próximo filme que as últimas comunicações da própria Marvel.

"Você sabe que eu preciso dirigir, certo?", diz o ator. "Mas você já dirigiu", rebate Marc Lichte. "Como Tony Stark, em Vingadores 4, que chega aos cinemas na primavera de 2019 [calendário do hemisfério Norte], mas somos nós agora, amigo", responde Downey Jr.

O vídeo termina com o ator ligando o motor do elétrico, com o silêncio característico dos elétricos. Só temos, de fato, o barulho dos gritinhos de Robert, que sai de cena acelerando.

Falando em acelerar, o E-Tron GT promete fazer o 0-100 km/h em 3,5 segundos, chegando aos 200 km/h em 12 segundos. Ainda assim, a máxima é de "reduzidos" 240 km/h para não atrapalhar na autonomia. Com carga máxima, a Audi fala em 400 km no ciclo WLTP.

Realidade paralela

Além do elétrico, a Audi e a Disney (dona da Marvel) apostam em realidade virtual para entreter os passageiros de seus carros. Um E-Tron (o SUV elétrico da marca) também está em exposição na CES com um apetrecho curioso: o sistema de entretenimento do carro pode rodar os dados que alimentam óculos de realidade virtual.

Assim, os passageiros (a princípio apenas no banco traseiro) podem não apenas assistir filmes em telas, mas curtir conteúdo em realidade paralela, bem alheios ao destino do carro, ou do trânsito lá fora, que fica por conta do motorista.

Tudo parece estar bem, portanto, para o "Homem de Ferro" e para a Marvel, de alguma forma. Resta saber se a história do carro elétrico da Audi, porém, vai ganhar um final real desta vez com o E-Tron ou com o E-Tron GT, este último um belíssimo automóvel, vale ressaltar. 

Audi E-Tron RV - Divulgação - Divulgação
Passageiro a bordo do SUV Audi E-Tron ligado em outras realidades com óculos VR
Imagem: Divulgação