Topo

JAC T80: primeiro SUV de luxo da marca chinesa será vendido por R$ 139.990

JAC T80 é chamado na China de S7 - Divulgação
JAC T80 é chamado na China de S7
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/12/2018 11h12

Utilitário esportivo tem motor 2.0 turbo de 210 cv e espaço para até sete pessoas

A JAC Motors anunciou a data de lançamento e o preço do T80. O modelo será o primeiro SUV de luxo da marca chinesa e será vendido como tal, custando R$ 139.990.

Com 4,79 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,76 metro de altura e distância entre eixos de 2,75 metros, o utilitário esportivo oferece espaço para até sete passageiros.

"Quando configuramos nosso SUV para 7 lugares, não era apenas o espaço de um porta-malas transformado em dois assentos. O T80 é realmente muito grande e apresenta porte superior a todos os adversários nesta faixa de preços", afirma Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Com motor 2.0 turbo de 210 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, a meta do T80 será roubar clientes de SUVs médios, como Jeep  Compass, Peugeot 3008, Chevrolet Equinox, além de até cobiçar consumidores de modelos maiores e/ou com sete lugares, como Honda CR-V, Peugeot 5008, Volkswagen Tiguan e Chevrolet Trailblazer (modelos que podem beirar valores na casa dos R$ 180 mil) -- mas com preço até R$ 50 mil mais baixo.

Como ele é?

UOL Carros teve a oportunidade de acelerar por algumas dezenas de quilômetros o SUV, a convite da JAC, depois de flagrá-lo em São Paulo.

Logo ao entrar, impressiona o espaço oferecido aos cinco primeiros passageiros (os dois últimos, na terceira fileira, têm um pouco menos de área). Os bancos de couro recebem bem até pessoas grandes, mesmo não tendo apoios laterais suficientes.

Mas estamos em um SUV grandão, onde a proposta é conforto, não é mesmo?

O motor é barulhento, algo que também acontece com a van T8 (que também carrega sob o capô umm 2.0 turbo), mas a acústica da cabine do T80 é melhor trabalhada, reduzindo drasticamente o nível de ruído. Ele responde muito bem aos comandos do câmbio de dupla embreagem.

Em tamanho, o T80 é um pouco maior que um Compass, mas menor que um Trailblazer, por exemplo. São 4,79 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e entre-eixos de 2,75 m.

O que vai trazer?

Em termos de equipamentos, ele traz praticamente tudo que um carro dessa categoria pode oferecer, com exceção de equipamentos de assistência semiautônoma ao motorista de última geração que alguns modelos mais avançados já oferecem. Mas na China ele traz entre os itens sistema de frenagem automática de emergência, alerta de colisão e de mudança de faixa, além de controle de cruzeiro adaptativo.

Entre os itens visuais, o T80 tem faróis e lanternas full-LED, rodas de liga leve aro 18 e saídas de escape cromadas, entre outros itens que remetem a um carro mais sofisticado. O sistema de entretenimento com tela colorida no painel -- com projeção e espelhamento de smartphones, como acontece nos outros carros da marca -- certamente será oferecido no carro que começará a ser vendido em nosso país no finalzinho deste ano.

Por dentro, quatro saídas de ar centrais com um relógio ao centro do painel chamam a atenção, mas há uma infinidade de botões. Além disso, há partes da cabine que têm revestimento imitando fibra de carbono.

Interior do JAC T80 - Divulgação - Divulgação
SUV será vendido no Brasil com proposta luxuosa e opção de sete lugares, por valores próximos a R$ 130 mil
Imagem: Divulgação