Topo

Toyota e VW levam a melhor no Prêmio UOL Carros; Yaris é "Destaque do Ano"

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/11/2018 00h34

Segunda edição da premiação também revelou McLaren Senna como "Destaque do Salão de SP" no voto popular

Toyota e Volkswagen venceram duas categorias cada no Prêmio UOL Carros 2018, realizado nesta terça-feira (27). A premiação, que está em sua segunda edição, também reconheceu o McLaren Senna como "Destaque do Salão do Automóvel 2018" -- única categoria com voto popular.

A marca japonesa levou a melhor na categoria "Sustentabilidade", com o projeto de desenvolvimento nacional do sistema "Híbrido Flex" e também teve o "Destaque do Ano", com o Toyota Yaris levando o principal troféu da noite.

A Volkswagen venceu as categorias "Melhor SUV Importado", com o Volkswagen Tiguan Allspace, e "Melhor Picape", com a Volkswagen Amarok V6.

O corpo de jurados definiu os vencedores de oito das nove categorias sempre considerando produtos e ações que foram lançados comercialmente ou tenham ocorrido de fato nesta temporada. Ou seja, só concorreram carros, produtos e projetos apresentados e efetivados (data de lançamento, preço ao consumidor, uso prático, instalação) até novembro de 2018.

Toda a premiação foi transmitida ao vivo no YouTube de UOL Carros, na página oficial no Facebook, bem como no perfil no Instagram do UOL e de UOL Carros.

Veja mais

+ Veja como foi o Prêmio UOL Carros 2017
Tudo sobre o Salão do Automóvel de 2018

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

"Conquista do objetivo"

"Estamos muito contentes por receber dois prêmios, um com o projeto do Toyota Prius Híbrido Flex, outro com o Yaris. O Yaris, 'Destaque do Ano', é um projeto que foi elaborado com muito carinho, com a colaboração dos nossos concessionários, dos nossos fornecedores e, principalmente, com toda a família Toyota, tanto da parte de marketing e vendas, quanto da engenharia", afirmou Celso Simonura, vice-presidente de Compras, Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Governamentais da Toyota do Brasil.

Já Maurilio Pacheco, gerente de produto da marca, destacou a vitória na categoria "Destaque do Ano", a principal da premiação: "É um orgulho, uma realização, a conquista de um objetivo receber esse prêmio do Yaris. Dedico para todo mundo no Brasil que trabalhou por anos para trazer esse carro. É lógico, dedicar esse prêmio a nossos clientes, que estão fazendo do Yaris um grande sucesso.

"Estar fazendo o Prêmio UOL Carros com esta dimensão e grandiosidade e poder materializar a relevância de UOL Carros no setor automotivo, como principal veículo digital de produção de conteúdo do Brasil, é muito importante", afirmou André Vinicius, diretor executivo de Publicidade do UOL.

Diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello ressaltou ainda os números recordes de audiência, que reiteram a liderança como maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, bem como de UOL Carros: "Neste mês [de outubro] batemos o recorde histórico de audiência de UOL Carros, com eventos como o Salão do Automóvel, passando de 10 milhões de visitantes únicos no mês, e também batemos recorde incrível em outubro com a maior audiência da história do UOL, com 102 milhões de visitantes únicos". Segundo o executivo, "é adequado que o Prêmio UOL Carros esteja deste tamanho e que próxima [edição do prêmio] seja bem maior". 

Todos os vencedores

Tendo a jornalista e apresentadora Millena Machado como mestre de cerimônias, o Prêmio UOL Carros 2018 reuniu executivos, engenheiros e assessores das principais empresas do setor automotivo do país, diretores do UOL e grandes nomes do jornalismo especializado em automóveis no Villa Bisutti/Espaço 011, em São Paulo (SP). 

Veja abaixo os vencedores e demais concorrentes de cada categoria:

Sustentabilidade

Vencedor: Toyota - Híbrido Flex: desenvolvimento de motor híbrido que usa tanto gasolina, quanto etanol, aqui no Brasil.

Os outros finalistas foram: FCA/Tamar - Programa de Biodiversidade; General Motors - Fábrica verde de Gravataí (RS); HPE Brasil/Mitsubishi - Pró Verde/Pró Brasil; Volkswagen - Certificação de Gestão Energética da fábrica de SBC (SP).

Mobilidade

Vencedor: Eletrovia Rio-SP - BMW/EDP/Postos Ipiranga: seis postos ligando as duas maiores cidades e o principal corredor viário do país.

Os outros finalistas foram: Acessibility  Mat - Ford do Brasil (tapete do Ecosport redesenhado como rampa de acesso a cadeirantes); Eletrovia Paraná - Copel/Itaipu Binacional/ABB (postos de recarga ligando Paranaguá ao Oeste do Paraná); Projeto Biomob - Nissan do Brasil/Biomob/L'Oreal (aplicativo de mapeamento social de estabelecimentos acessíveis a PCD); Volvo Eletropontos - Volvo/Rede Iguatemi/Grupo Pão De Açucar/Efacec (250 postos de recarga para carros eletrificados em todo o país, 125 disponíveis em 2018).

Melhor Tecnologia/Inovação

Vencedor: Volvo XC40: veículo semi-autônomo mais barato do país.

Os outros finalistas foram: BMW i3 2019; Mercedes-Benz C 200 EQ Boost; Renault K-Commerce (plataforma de venda 100% online do Kwid); Volkswagen manual cognitivo (manual digital e virtual do Virtus).

Melhor Picape

Vencedor: Volkswagen Amarok V6.

As outros finalistas foram: Chevrolet S10  Midnight; Fiat Toro Endurance; Nissan Frontier 2019; Toyota Hilux 2019.

Melhor Importado

Vencedor: Ford Mustang.

Os outros finalistas foram: BMW X2; Peugeot 5008; Volkswagen Jetta 2019; Volvo XC40.

Melhor SUV Importado

Vencedor: Volkswagen Tiguan  Allspace.

Os outros finalistas foram: Jaguar E-Pace; Lifan  X80; Mitsubishi Eclipse Cross; Porsche Cayenne.

Melhor SUV Nacional

Vencedor: Citroën  C4 Cactus.

Os outros finalistas foram: Caoa  Chery  Tiggo 2; Ford Ecosport  Storm; Honda HR-V 2019; Jeep  Renegade 2019.

Destaque do Salão do Automóvel 2018 (voto popular)

Vencedor: McLaren Senna.

Destaque do Ano

Vencedor: Toyota Yaris.

Os outros finalistas foram: Citroën C4 Cactus; Fiat Cronos; Ford Ka 2019; Volkswagen Virtus.

O júri

Altamente especializado, o júri do Prêmio UOL Carros 2018 foi composto por nove jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Andre Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Vitor Matsubara (repórter de UOL Carros), Murilo Góes (jornalista fotográfico, editor de imagens de UOL Carros), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, influenciador digital, editor do Diário de Pernambuco, apresentador do Auto Motor, colunista da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, editor do Autorama Podcast, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).