Topo

Ford Territory vai disputar espaço com Jeep Compass no Salão de SP

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2018 13h23

SUV será lançado na China no começo de 2019; no Brasil, será modelo 2020

A Ford quer "causar" no Salão de São Paulo, que acontecerá entre 8 e 18 de novembro. Precisando recuperar o espaço perdido no mercado nos últimos anos, a fabricante apresentará um conceito de SUV  compacto-médio chega à América do Sul e ao Brasil no final de 2019, prometendo dificultar a vida de Jeep  Compass, Chevrolet Equinox e companhia.

Quem marcará o território da marca no segmento -- com o perdão do trocadilho -- é o protótipo Territory, revelado em setembro deste ano na China e cujo projeto é desenvolvido em parceria com a fabricante local JMC. Modelo de produção deve ganhar vida no gigante asiático um pouco antes, no começo de 2019. No Brasil, deve ter preços semelhantes aos do SUV da Jeep -- entre R$ 110 mil e R$ 160 mil -- claro.

Nesta terça-feira (23) a Ford realizou uma prévia do que exibirá na mostra paulista e surpreendeu os jornalistas ao exibir o Territory. O frisson foi tamanho que até ofuscou a presença de outro produto importante para a montadora, uma inédita -- no Brasil -- configuração sem estepe exposto do EcoSport.

Veja mais

+ Ford vai matar Focus no Brasil em 2019
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

Além do Territory, a Ford mostrou na prévia a inédita configuração Titanium 1.5 automática do EcoSport, que utiliza pneus tipo run flat (capazes de rodar até 80 km após sofrer um furo) para dispensar o polêmico estepe pendurado à tampa do porta-malas.

Também anunciou que exibirá na mostra o conceito Ka Urban Warrior, que propõe uma pegada aventureira e de suspensões elevadas para o Ka… Sedan, seguindo os passos do já existente Ka Freestyle hatch.

Revelou, ainda, dois esboços de versões e séries especiais para a picape Ranger, chamados Storm (nos mesmos moldes do EcoSport Storm) é Black, e presença do suvão esportivo Edge ST, dotado de motor 2.7 V6 EcoBoost de 340 cv.

Quando chega?

Mas voltemos a falar do Territory. Representantes da Ford ouvidos por UOL Carros durante a apresentação garantem que o modelo, por enquanto, representa apenas “um estudo”, e cuja aceitação junto aos consumidores será medida ao longo do salão. Nossa reportagem, porém, tem bons motivos para acreditar fortemente que o modelo já está certo para nosso mercado.

Detalhes do SUV de produção ainda são escassos, mas na China já se especula que vai usar uma derivação turbo do motor 1.5 3-cilindros já usado no Brasil por Ka e EcoSport. Por aqui, além dessa opção, seria previsível esperar por uma configuração 2.0 aspirada flex de 176 cv, já utilizada no próprio EcoSport, acoplada a câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas, todos recém-estreados pela fabricante.

O conceito tem 4,58 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,67 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, dimensões que devem ficar um pouco menos exageradas na versão definitiva. Como comparação, o Compass mede 4,41 m, 1,81 m, 1,63 m e 2,63 m nessas mesmas dimensões, respectivamente.