Topo

Fiat já tem Argo Precision 2019, mas segura entrega e deixa cliente a pé

Fiat Argo Precision 1.8: esta é uma unidade da linha 2018, já que o o 2019 segue escondido a sete chaves - Marcos Camargo/Divulgação
Fiat Argo Precision 1.8: esta é uma unidade da linha 2018, já que o o 2019 segue escondido a sete chaves
Imagem: Marcos Camargo/Divulgação

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/10/2018 12h00Atualizada em 10/10/2018 13h39

Unidades já produzidas aguardam anúncio de preço para deixarem pátio; foco da versão deve ser em clientes PCD

A Fiat anunciou em 19 de julho deste ano a chegada da linha 2019 do Argo, mas não de toda a gama: a versão Precision 1.8, oferecida com câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas, não constava na lista. À época a fabricante se limitou a dizer que a versão não seria descontinuada, e "receberia atualizações em breve".

Só que, até o momento o Argo Precision 2019 não chegou, e a demora já começou a gerar problemas para concessionários e clientes. UOL Carros descobriu um caso vivido por uma consumidora de São Paulo (SP), que pediu para não ser identificada.

Veja mais

+ Argo faz 1 ano com elogios e recalls; veja opinião de donos
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

Não teve show da virada

Essa cliente deu entrada em um pedido para adquirir um Argo Precision 1.8 automático com desconto para PCD (pessoa com deficiência) em maio deste ano, ainda como linha 2018. O pedido foi aprovado em 17 de julho, justamente na semana em que a Fiat efetuou a "virada de linha" para 2019.

Como a versão Precision não passou ao ano-modelo 2019, a consumidora caiu numa espécie de "vácuo" -- e com isso está até agora esperando pela entrega do veículo que adquiriu.

"Vendi o meu carro em maio, logo que dei a entrada para comprar o novo, e até agora estava usando o veículo de minha filha. Só que este também foi vendido e vamos entregá-lo nos próximos dias, portanto ficarei a pé", reclama.

Argo Precision ainda aparece no configurador da Fiat como ano-modelo 2018 - Reprodução - Reprodução
Argo Precision ainda aparece no configurador da Fiat como ano-modelo 2018
Imagem: Reprodução

Entendendo o caso

Inicialmente a revenda entregaria à compradora, entre julho e agosto, uma unidade ano-modelo 2018 do Argo Precision. Em 9 de agosto, porém, o funcionário da revenda lhe avisou que a versão seria em breve atualizada para a linha 2019, e que ela teria de aguardar "uma posição mais assertiva [quanto ao início] da produção".

Após a cliente cobrar uma posição por e-mail, o mesmo representante comunicou à cliente em 17 de setembro que seu veículo já havia sido fabricado, e que no dia 21 do mesmo mês o Argo Precision começaria a ser faturada.

Passadas mais de duas semanas da data prometida, o faturamento ainda não ocorreu. Em seu último contato com a Fiat, via telefone, a consumidora foi informada, nesta segunda-feira (8), que o veículo estava, de fato, montado, porém não poderia ser entregue "enquanto a versão não fosse precificada". Como um pedido PCD tem regime de imposto diferente, os valores precisam ser atualizados e verificados.

Não foi passado nenhum novo prazo para solução do entrave, o que pode agravar o problema, uma vez que a documentação para clientes PCD tem prazo de validade.

"Isso está começando a me gerar problemas mais sérios, porque minha carta [de isenção do ICMS] deve vencer até janeiro e o relatório médico para pedido de isenção do rodízio já venceu, então terei de solicitar outro", afirma.

Embora fontes da fabricante creditem o atraso a questões industriais, uma linha seguida por UOL Carros é a de que a fabricante esteja preparando uma apresentação com destaque um pouco maior para o Argo Precision 2019. Isso porque a configuração 1.8 automática, próxima a R$ 70 mil, poderia ganhar mais força entre clientes PCD. O anúncio de chegada da versão deve ocorrer nos próximos dias, antes do Salão de São Paulo.

Mas isso não poderia ser um entrave para quem já comprou o carro junto a um concessionário.

Cadê o Argo Precision 2019?

Nossa reportagem teve acesso ao histórico de e-mails trocados entre a compradora e o representante da concessionária. Abaixo compilamos dois trechos da conversa: na primeira, o vendedor confirmou a alteração da versão para a linha 2019; na segunda, informou-a que o carro já está montado. Informações como datas, endereços de e-mail e nomes foram ocultados a pedido da fonte. Confira:

Fiat Argo Precision 1.8 2019: e-mails da concessionária - Reprodução - Reprodução
E-mails de concessionário confirmam que Argo Precision 2019 já está sendo produzido. Como ainda não há preço, clientes não estão recebendo o veículo
Imagem: Reprodução

Procurada, a FCA deu a seguinte resposta: "As transições entre modelos novos com relação aos atuais produzidos requerem movimentações específicas de distribuição e abastecimento de rede. Estamos atuando para abastecer a rede o mais rápido possível, com os novos modelos, a exemplo do Argo".

Você sabe de algum caso semelhante? Comente ou entre em contato pelo WhatsApp: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Pode ser também pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.