Topo

"Zerado" em 2017, Ford Ka obtém três estrelas em novo crash test; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/09/2018 09h41

Nova nota veio após inclusão de reforços estruturais nas colunas "B" e elementos de absorção de impacto nas portas do compacto

O Ford Ka obteve três estrelas na proteção a adultos e quatro estrelas na proteção a crianças em novo crash test realizado pelo Latin NCAP. O veículo recebeu reforços estruturais nas colunas "B" e elementos de absorção de impacto nas portas. Assim, o compacto (desta vez avaliado na versão Sedan) melhora o decepcionante resultado de 2017, quando "zerou" o teste feito pelo órgão de segurança viária responsável por avaliar veículos comercializados na América Latina, incluindo o Brasil.

Veja mais

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

No ano passado, o mesmo Ka havia recebido nota zero na proteção para adultos e três para crianças. O modelo teve um rebaixamento em suas notas após o estabelecimento de critérios mais rigorosos adotados nos testes do Latin NCAP desde 2016, quando incluiu na programação avaliação de impacto lateral, colidindo o veículo contra uma barreira para simular uma batida de forma lateral contra outro carro e também passou a avaliar a eficiência dos controles de tração e estabilidade, quando disponíveis.

Melhorou, mas...

Em avaliação anterior, realizada dois anos antes ainda sob os critérios antigos, o hatch da Ford teve resultado melhor, com quatro estrelas para adultos e as mesmas três para crianças.

Alejandro Furas, secretário Geral do Latin NCAP, elogiou as melhorias, mas frisou que o nível de segurança do Ka fabricado no Brasil ainda está abaixo do carro vendido na Europa.

"É alentador encontrar mais modelos compactos com melhoras como o Ka; contudo, seu rendimento de segurança básico está ainda por baixo da versão europeia. É alarmante comprovar como fabricantes globais de veículos, como a Hyundai, continuam a vender carros zero estrela na América Latina, enquanto oferecem veículos cinco estrelas em modelos similares na Europa", declarou.