Topo

Toyota faz recall de 5.547 Prius por risco de curto-circuito

Toyota Prius - Divulgação
Toyota Prius
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/09/2018 12h06

Problema no chicote elétrico pode causar incêndio; chamado global envolve mais de 1 milhão de carros

A Toyota do Brasil convocou nesta quarta-feira (12) um recall de 5.547 unidades do Prius fabricadas entre outubro de 2015 e maio de 2018. O chamado faz parte do recall global que atinge aproximadamente 1 milhão de veículos.

+ Prius (2015 a 2018): código alfanumérico JTDKB3FU, últimos sete dígiitos  do chassi de 3000137 a 3602652

De acordo com a fabricante, um chicote elétrico conectado à unidade do controle de potência do sistema híbrido pode entrar em contato com a capa de proteção da própria peça, aumentando as chances de desgaste do isolamento do chicote por atrito. Assim, há risco de curto-circuito, resultando até em um incêndio no compartimento do motor.

Veja mais

Dono de carro com "airbag fatal" pode processar montadora?
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

O defeito será corrigido com a instalação "de fita protetora mecânica resistente a atrito". Caso o dano no chicote seja irreparável, a fabricante realizará a substituição por um novo componente "devidamente guarnecido pela fita protetora". O tempo estimado para reparo pode variar de uma hora e meia a seis horas, dependendo da complexidade do caso.

A campanha de recall será iniciada no dia 1º de outubro, sendo que os proprietários dos veículos envolvidos deverão entrar em contato com qualquer concessionária Toyota ou então realizar o agendamento pelo site da montadora. 

Para mais informações, a fabricante disponibiliza seu site oficial ou o telefone 0800 703 0206.