Topo

Flagra: GM prepara hatch acima do Chevrolet Onix para encarar Polo e Yaris

Para-choque bojudinho e caimento da tampa do porta-malas deixam novo hatch da GM com jeito de "Onix anabolizado". Lanternas arredondadas formam a diferenciação de estilo - Marcelo Ferraz/UOL
Para-choque bojudinho e caimento da tampa do porta-malas deixam novo hatch da GM com jeito de "Onix anabolizado". Lanternas arredondadas formam a diferenciação de estilo
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/08/2018 04h00

Modelo será derivado do sucessor do Cobalt; UOL Carros mostra em primeira mão um protótipo em testes

Saiu da toca um dos mais misteriosos entre os 30 lançamentos prometidos pela General Motors até 2022. Trata-se de um hatch compacto premium, desenvolvido para encarar de frente Volkswagen Polo e Toyota Yaris, e que será revelado no Brasil no fim de 2019.

O flagra foi feito pelo sempre atento cinegrafista de UOL Carros, Marcelo Ferraz, no início deste semana na rodovia Castelo Branco, perto de Sorocaba (SP). Trata-se de um protótipo importado (ou seja, ainda não houve nenhum tipo de montagem do modelo no Brasil, nem mesmo artesanal), e que está sendo testado por equipe terceirizada. Daí as placas de Sorocaba (SP).

Veja mais

+ Mais flagra: novo Cruze roda no Brasil e chega em 2019
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

A imagem exibe um hatchback compacto com silhueta bastante similar à do Chevrolet Onix, o que indicaria se tratar sua próxima geração. Entretanto, nossa reportagem apurou junto a fontes que o projeto é, na verdade, um hatch premium derivado diretamente da próxima geração do Cobalt, a ser posicionado acima do Onix.

Agora observe este outro flagra publicado pelos parceiros do "Motor1" há quatro meses: trata-se de um sedã compacto-médio, provável sucessor do próprio Cobalt, que traz lanternas com o mesmo estilo arredondado de desenho, além de rodas e retrovisores externos aparentemente idênticos. Ou seja: são modelos irmãos.

Portas e vidros laterais traseiros são quase iguais aos do sedã, mas no três-volumes parecem mais "esticados". Isso pode significar um mero recorte diferente, devido ao caimento distinto dos tetos, ou quem uma pequena mudança na distância entre eixos de um para o outro, tal qual a Volkswagen faz em relação a Polo e Virtus.

O que é certo, segundo nossas fontes, é que a GM está mesmo de olho no segmento de compactos premium, aquecido recentemente pela chegada das duplas Volkswagen Polo/Virtus, Fiat Argo/Cronos e Toyota Yaris hatch/sedã.

Objetivo é manter Onix e Prisma como carros de entrada da Chevrolet no país, mas ao mesmo tempo expandir a participação da marca a um nicho com tíquete médio mais elevado, entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, que dois compactos de cunho mais "popular" não são capazes de alcançar.

Assim, o misterioso dois-volumes chegaria para fazer o papel ocupado pelo Sonic há alguns anos, porém com pacote e visual pensados de forma mais direta ao consumidor local.

Afinal, tanto o hatch premium quanto o sedã sucessor do Cobalt  serão produzidos localmente -- o mais provável é que saiam da fábrica de São Caetano do Sul (SP) --, e usarão a plataforma global GEM, desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC.

Chevrolet novo hatch vs. Onix - Marcelo Ferraz/Murilo Góes/Arte UOL - Marcelo Ferraz/Murilo Góes/Arte UOL
Comparando a silhueta do protótipo flagrado com a do Onix é possível enxergar a diferença de porte dos modelos: veja como a janela-espia é maior e como sobra mais lataria entre as portas laterais traseiras e a coluna C
Imagem: Marcelo Ferraz/Murilo Góes/Arte UOL

Quando chega

O misterioso hatchback deve ser apresentado ao público brasileiro no último trimestre de 2019, em alinhamento com a próxima geração do Cobalt. Chegada às lojas ocorre entre o fim do ano que vem e primeiro trimestre de 2020.

Ambos promoverão a estreia da já referida matriz modular GEM e também da nova família de motores a ser produzida em Joinville (SC), incluindo possivelmente opções 1.0 3-cilindros e 1.4 4-cilindros, com ou sem turbo, sempre flex e com quatro válvulas por cilindro.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há emuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.

Chevrolet Cobalt ou VW Virtus? Veja qual sedã tem mais espaço

UOL Carros