Topo

Mão na Roda: Veja dicas para evitar acidentes em praças de pedágio

Praça de pedágio na Rod. dos Bandeirantes - Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress
Praça de pedágio na Rod. dos Bandeirantes
Imagem: Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/07/2018 08h00

Motorista deve seguir faixas e sinalização e atentar a coisas simples para não ter problemas

Pedágios estão presentes na maioria das principais estradas do Brasil. Estas praças demandam atenção redobrada dos motoristas na estrada, tanto pela variação no desenho das faixas antes das cabines quanto pela sinalização indicando os locais corretos para realizar o pagamento.

O Cesvi Brasil fez um guia rápido com cuidados necessários ao se aproximar das praças de pedágios, evitando acidentes causados por distrações ao volante.

Veja mais

+ Carro reserva obrigatório? RJ discute
Veja os principais lançamentos para o Brasil até 2022
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

1. Escolha e mantenha a escolha

As faixas se multiplicam conforme você se aproxima das cabines de cobrança. Como o motorista volta sua atenção para escolher a cabine mais vazia, o ideal é escolher já de longe, prestando atenção àquelas que estão realmente ativas -- identificadas por uma luz verde no topo. Escolha uma cabine e siga as faixas demarcadas até a cancela. Nunca mude de faixa quando já estiver em um corredor de faixa contínua.

Reduza a velocidade gradativamente e mantenha uma distância segura do veículo à frente, sempre sinalizando essa redução pisando no pedal do freio para avisar o veículo de trás. Também respeite os limites de velocidade no trecho, normalmente bem menores do que o restante da rodovia.

2. Cobrança automática

Caso você utilize sistemas de cobrança eletrônicos, identifique quais são as cabines disponíveis observando as placas informativas colocadas antes das cabines. Mantenha-se nas faixas exclusivas para esse tipo de cobrança, que na maioria das vezes ficam nas cabines laterais das praças de pedágios.

Ao sair do pedágio fique atento às faixas, pois elas serão afuniladas na via, aumentando a velocidade em conjunto com o fluxo até retornar ao desenho convencional da pista. Aí é só seguir viagem com segurança.

3. Dinheiro separado

Não procure notas ou moedas enquanto dirige. Deixe o dinheiro separado antes de sair de casa e acomode em um local de fácil acesso no console. Se você esqueceu de separar o dinheiro, então deixe para procurá-lo quando já estiver com o carro parado na fila, já próximo à cabine.

4. Olhe os pedais!

Durante a cobrança, evite se estender demais para fora do veículo a ponto de perder contato dos pés com os pedais. Dica: parando próximo à cabine, a distância será suficiente para você apenas esticar o braço e realizar o pagamento com segurança.

Feito o pagamento, primeiro acomode o troco e o recibo no porta-objetos antes de seguir viagem.