Topo

UOL Carros destrincha o BMW X3 M40i, um SUV "envenenadaço" de R$ 400 mil

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/06/2018 04h00

Conheça em detalhes a configuração 6-cilindros turbo de 360 cv da nova geração do SUV, que é feita no Brasil

A terceira geração do BMW X3 chegou ao Brasil em meados deste ano em duas versões. xDrive30i (R$ 309.950), com motor 2.0 4-cilindros turbo de 252 cv, e M40i (R$ 397.950), dotada de elementos de estilização da divisão de desempenho M e propulsor 3.0 6-cilindros biturbo de 360 cv.

Esta última figurou na garagem de UOL Carros na última semana, então destrinchamos todos os detalhes dela em nosso canal do YouTube. É só dar o play no vídeo acima para conferir.

Veja mais

+ X2 é bonito e bom de guiar; pode não ser o bastante
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Utilitário realmente esportivo

Quem disse que SUV não pode ser esportivo? Sim, ainda estamos falando de um modelo grandalhão, com 2 toneladas de peso e, de certa, desengonçado. Só que o X3  M40i impressiona pela impressionante capacidade de aceleração proporcionada pelos 51 kgfm de torque, além das suspensões surpreendentemente rígidas (tanto que acabam sentindo o baque de uma rua mais acidentada).

Segundo a fabricante, a versão é capaz de fazer o 0-100 km/h em apenas 4,8 segundos, e alcança 250 km/h de velocidade máxima eletronicamente controlada. Câmbio é automático de oito marchas da ZF, com tração integral inteligente e distribuição de peso em 50:50.

Mudanças visuais são relativamente discretas para uma troca de geração, e o pacote estilístico M passa quase imperceptível a um primeiro olhar. Por outro lado, as rodonas aro 20 de cinco raios conferem um charme à parte ao modelo.

SUV também conta com pacote tecnológico interessante, que inclui assistências semiautônomas -- não tão completas quanto as de Audi Q5 e Volvo XC60, mas ainda assim presentes -- e central multimídia flutuante e (finalmente) com tela tátil.

Espaço interno não empolga tanto quanto os 4,72 metros de comprimento e 2,86 metros de entre-eixos fariam esperar. Na verdade, o assento central traseiro é bastante comprometido pelo túnel elevado e pelo encosto lombar demasiadamente duro naquela posição, o que significa que o X3 carrega não mais do que quatro passageiros adultos com conforto.

Porta-malas de 450 litros deixa um pouco a desejar para um veículo desse porte, mas chega a 1.600 litros com o banco tripartido integralmente rebatido. Quer saber mais desse "monstrão"? Então assista! Ah, aproveite e se inscreva também em nosso canal do YouTube.