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Hatches em extinção: novo Volkswagen Golf tem só dois rivais; veja quem

Volkswagen Golf, Ford Focus e Chevrolet Cruze Sport6, os hatches médios sobreviventes no Brasil - Murilo Góes/Divulgação/Arte UOL
Volkswagen Golf, Ford Focus e Chevrolet Cruze Sport6, os hatches médios sobreviventes no Brasil Imagem: Murilo Góes/Divulgação/Arte UOL

Leonardo Felix, Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/06/2018 08h00

SUVs estão fazendo hatches médios quase desaparecerem, e hoje apenas três sobreviventes habitam segmento

O Volkswagen Golf renovado finalmente chegou ao Brasil, começando em R$ 91.790. Apesar de não ter o mesmo fôlego de antes em vendas -- inclusive no próprio segmento --, continua a mexer com o imaginário dos fãs. 

Lançamento, ocorrido na última semana, nos fez lembrar: e o mercado de hatches médios, hein? Que foi devastado pela chegada dos SUVs todos sabemos. Se em 2013 o segmento foi responsável por 6,5 mil emplacamentos ao mês, em média, hoje mal consegue passar de 1,2 mil. E a tendência é de que retraia ainda mais.

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Tanto que a própria expectativa de vendas do novo Golf é modesta: 3 mil exemplares comercializados até o fim do ano, média de menos de 500 por mês. Mas, ainda, quais são os sobreviventes ainda vendidos no Brasil e que concorrem com ele?

UOL Carros contabiliza apenas dois: Chevrolet Cruze, o atual líder, e Ford Focus. Peugeot 308 ainda consta no ranking de vendas da Fenabrave (associação dos concessionários), com 214 unidades comercializadas em 2018, mas já não aparece na lista de produtos oferecidos no site oficial da Peugeot.

Confira quais os prós e contras dos três sobreviventes desta espécie em extinção:

Volkswagen Golf

Volkswagen Golf 2019 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Volkswagen Golf 2019
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

+ Preços: R$ 91.790 a R$ 143.790;
+ Motorização: 1.0 TSI, três cilindros, turbo, flex, injeção direta, 116/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm (qualquer combustível) na versão Comfortline; 1.4, quatro cilindros, turbo, flex, injeção direta, 150 cv (qualquer combustível) e 25,5 kgfm (qualquer combustível) na versão Highline; 2.0, quatro cilindros, turbo, gasolina, injeção direta, 230 cv e 35,7 kgfm na versão GTI;
+ Câmbio: automático de seis marchas nas versões Comfortline e Highline; automatizado de dupla embreagem de seis marchas na versão GTI;
+ Entre-eixos: 2,63 metros;
+ Porta-malas: 313 litros;
+ Pontos fortes: dirigibilidade; desempenho; posição de dirigir acertada; tecnologia; motores eficientes;
+ Pontos fracos: preço; projeto menos refinado após nacionalização.

Chevrolet Cruze Sport6

Como anda o Cruze Sport6 LTZ

UOL Carros

+ Preços: R$ 96.790 a R$ 110.790;
+ Motorização: 1.4 turboflex, quatro cilindros, injeção direta, 150/153 cv, 24/24,5 kgfm de torque (gasolina/etanol);
+ Câmbio: automático de seis marchas;
+ Entre-eixos: 2,70 metros;
+ Porta-malas: 300 litros;
+ Pontos fortes: visual arrojado; desempenho; posição de dirigir acertada; conectividade; espaço na cabine;
+ Pontos fracos: preço elevado demais; porta-malas pequeno.

Ford Focus

Ford Focus Titanium 2.0 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Ford Focus Titanium hatch
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Preços: R$ 77.000 a R$ 110.60;
+ Motorização: 1.6 TiVCT, quatro cilindros, aspirado, flex, 131/135 cv (gasolina/etanol) e 16,2/16,7 kgfm (gasolina/etanol) nas versões SE e SE Plus; 2.0, quatro cilindros, aspirado, flex, injeção direta, 175/178 cv e 21,5/22,5 kgfm nas demais versões;
+ Câmbio: manual de cinco marchas nas versões SE e SE Plus); automatizado de dupla embreagem e seis marchas nas demais versões;
+ Entre-eixos: 2,65 metros;
+ Porta-malas: hatch, 316 litros;
+ Pontos fortes: desempenho na configuração 2.0; visual harmonioso; bem equipado; maior porta-malas do segmento.
+ Pontos fracos: projeto mais antigo; consumo elevado; motorizações “padrão século XX”.