Topo

Novo Volkswagen Golf chega por R$ 91.790; consegue enxergar o que muda?

Volkswagen Golf Highline 2018 - Vitor Matsubara/UOL
Volkswagen Golf Highline 2018 Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/06/2018 12h45

Com meses de atraso, família de médios levemente renovada é lançada no Brasil com hatch e perua; saiba tudo

Depois de meses de atraso, a Volkswagen finalmente apresentou nesta quarta-feira (13) ao mercado brasileiro o facelift de meia-vida da sétima geração do Golf. As mudanças, apresentadas como ano-modelo 2018, valem tanto para o hatch médio, produzido em São José dos Pinhais (PR), quanto para a perua Golf Variant, importada do México.

Veja mais

+ Volkswagen T-Cross: vimos de perto e revelamos segredos
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Preços partem de R$ 91.790 na configuração hatchback e de R$ 102.990 na station wagon. Confira a nova tabela, com valores e principais itens de série:

+ Golf Comfortline 200 TSI: R$ 91.790
Sete airbags; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampas; ar-condicionado digital; sensores de chuva e crepuscular; rodas de liga leve de 16 polegadas; central multimídia Composition Media de 8 polegadas; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; volante multifuncional revestido em couro com borboletas para trocas manuais de marchas; retrovisores elétricos com aquecimento e função tilt down; câmera de ré.

Opcionais: teto solar panorâmico (R$ 4.800), rodas de liga leve de 17 polegadas (R$ 2.450).

+ Golf Highline 250 TSI: R$ 112.190
Itens da versão Comfortline mais: bancos revestidos em couro; ar digital de duas zonas; destravamento das portas e partida do motor sem chave; função start-stop.

Opcionais: teto solar panorâmico (R$ 4.800), rodas de liga leve de 17 polegadas (R$ 2.450), Pacote Premium (piloto automático adaptativo, banco do motorista com regulagens elétricas, sensor de fadiga, faróis com led, Park Assist, central Discover Media - R$ 9.900).

+ Golf GTI: R$ 143.790
Itens da versão Highline mais: rodas de liga leve aro 17; revestimento exclusivo dos bancos e painéis; pedais cromados; quadro de instrumentos digital; central multimídia Discover Media de 8 polegadas; seletor de modos de condução.

Opcionais: teto solar panorâmico (R$ 4.800), Pacote Sport (rodas de liga leve aro 18, banco do motorista com regulagens elétricas e revestimento em couro - R$ 5.900), Pacote Premium (piloto automático adaptativo, sensor de fadiga, farol alto inteligente, sistema de estacionamento Park Assist 2.0, sistema de proteção aos passageiros - R$ 9.300).

+ Golf Variant Comfortline 250 TSI: R$ 102.990
Mesmos itens do hatch na versão Comfortline.

Opcionais: teto solar panorâmico (R$ 6.400), rodas de liga leve de 17 polegadas (R$ 2.450).

+ Golf Variant Highline 250 TSI: R$ 113.490
Mesmos itens do hatch na versão Highline.

Opcionais: teto solar panorâmico (R$ 6.400), rodas de liga leve de 17 polegadas (R$ 2.450), Pacote Premium (piloto automático adaptativo, banco do motorista com regulagens elétricas, sensor de fadiga, faróis com led, Park Assist, central Discover Media - R$ 9.900).

Volkswagen Golf Comfortline 2019 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Volkswagen Golf Comfortline 2019 tem rodas mais simples e motor 1.0 turbo
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O que, afinal, mudou?

Difícil é conseguir encontrar sem um olhar minucioso o que exatamente mudou, visto que as alterações visuais são bastante discretas: novos faróis, ligeiramente espichados e com novos contornos internos; lanternas em LED com diagrama invertido na parte lateral; para-choques redesenhados.

Por dentro, carro pode vir com painel digital com tela de 12,3 polegadas e central multimídia com tela tátil de oito polegadas.

Também houve rearranjos em dois dos três trens-de-força oferecidos: na derivação 200 TSI do hatch o motor 1.0 3-cilindros turboflex passa a ter a mesma potência do Polo, 128 cv. Nesta opção há ainda a estreia do câmbio automático de seis marchas da Aisin, tal qual ocorre no primo menor.

Já a variante esportiva GTI, dotada de propulsor 2.0 turbo a gasolina, passa de 220 para 230 cv. Esta continua a utilizar transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.

Por sua vez, a configuração 1.4 TSI  continua com os mesmos 150 cv com etanol ou gasolina. Tanto no hatch quanto na perua, a caixa é a mesma automática com conversor de torque do 1.0 TSI.

Observando que a família Golf também passa a adotar a nova nomenclatura para os motores, levando em consideração o torque em Nm: 200 TSI, e 250 TSI. Apenas o esportivo GTI não se enquadra nesta "nova regra".

Golf e Golf Variant ocupam dois espaços no "pacotão" de 20 novidades que serão reveladas pela Volkswagen até 2020.

Volkswagen Golf Variant 2019 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Volkswagen Golf Variant 2019 vista de traseira
Imagem: Vitor Matsubara/UOL