Topo

Chevrolet Cruze renovado já roda no Brasil; veja quando deve chegar

Chevrolet Cruze reestilizado roda camuflado, mas sem vontade de se esconder, nos arredores da avenida Paulista, um dos pontos mais movimentados de São Paulo - Marcio Lima Gonçalves/UOL
Chevrolet Cruze reestilizado roda camuflado, mas sem vontade de se esconder, nos arredores da avenida Paulista, um dos pontos mais movimentados de São Paulo
Imagem: Marcio Lima Gonçalves/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/06/2018 04h00

Protótipo bastante camuflado é flagrado no coração de São Paulo em teste de novo sistema de entretenimento

Geralmente as fabricantes automotivas se preocupam em testar modelos ainda não lançados onde haja menor fluxo de pessoas possível. Não foi o que aconteceu com engenheiros da General Motors, que escolheram logo a região da avenida Paulista, uma das mais movimentadas de São Paulo (e do Brasil) para rodar com um protótipo do novo Chevrolet Cruze.

Reestilização de meia-vida já teve imagens oficiais reveladas -- aliás, foi o desenho das rodas do protótipo flagrado pelo leitor Marcio Lima Gonçalves o que "entregou" que se tratava do facelift do Cruze sedã --, mas só será lançada nos Estados Unidos no último trimestre deste ano.

Ou seja: no Brasil não devemos ver o três-volumes reestilizado nas ruas -- como veículo de produção, no caso -- antes do segundo semestre de 2019. Nem mesmo sua presença no Salão de São Paulo deste ano é provável.

Tanto sua chegada está distante que oficialmente a GM desconversa sobre o modelo e afirma que, por enquanto, "não estão programadas atualizações para a gama do Cruze" no país. Vale lembrar que a atual geração tem apenas dois anos de existência no país na carroceria sedã, sendo um ano e meio para a derivação hatch.

Veja mais

+ Cara de Cruze, motor de Camaro: veja como é acelerar um Stock Car
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Testando na muvuca

O que o novo Cruze fazia, então, zanzando em plena avenida Paulista mais de um ano antes de ser lançado em nosso mercado? UOL Carros apurou que se tratava de uma avaliação da novíssima central multimídia MyLink 3, que estreará no fim deste ano nos EUA, junto com os renovados Camaro e... Cruze.

Local foi escolhido a dedo justamente pela forte interferência de antenas no local, o que permite conferir com boa dose de fidedignidade o funcionamento correto das frequências do sistema. Isso significa que o teste muito provavelmente foi feito como auxílio à equipe de engenharia americana.

Chevrolet Cruze 2019 - Divulgação - Divulgação
Cruze 2019 americano: cara deve ser a mesma no Brasil, mas só como linha 2020
Imagem: Divulgação

Pitada esportiva

Seja como for, fato é que o Cruze uma hora terá de ser atualizado no Brasil, e seu facelift faz parte do plano de 30 lançamentos da Chevrolet no país até 2022.

Quando o modelo renovado chegar, é bem provável que a terceira geração da central MyLink testada neste protótipo esteja lá, assim como outras novidades em equipamentos. E o visual, será igual ao do próximo Cruze americano? A fabricante novamente faz silêncio a respeito, mas nossa reportagem aposta que sim.

Régua posicionada sobre a tampa do porta-malas, emulando um aerofólio, sugere que o três-volumes ganhará caráter mais esportivo. Curioso observar que em março a GM registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o nome "Cruze Black", que tem cheiro de série esportivada. Imagem também deixa escapar um guia em LED nas lanternas traseiras.

No Brasil o próximo Cruze deve manter o motor 1.4 turboflex de 150/153 cv (gasolina/etanol), gerenciado por câmbio automático de seis marchas.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.

Chevrolet Cruze reestilizado flagra - Marcio Lima Gonçalves/UOL - Marcio Lima Gonçalves/UOL
No destaque, roda, capô e balanço dianteiro; repetir de seta no retrovisor? Parece que vai ter!
Imagem: Marcio Lima Gonçalves/UOL