Topo

Exclusivo: GM vai anunciar plano de 30 novos carros no Brasil até 2022

Segunda geração do Onix está na lista, mas SUVs dominam lançamentos - Divulgação
Segunda geração do Onix está na lista, mas SUVs dominam lançamentos
Imagem: Divulgação

Fernando Calmon, Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2018 10h36

Fabricante segue tática da Volkswagen em ofensiva de lançamentos para sustentar liderança; SUVs são estrelas

A General Motors está prestes a iniciar sua ofensiva pela manutenção da liderança no mercado latino-americano. UOL Carros apurou em primeira mão que a fabricante anunciará nesta quinta-feira (17) um plano de 30 lançamentos em toda a América Latina. Brasil, claro, terá foco prioritário, visto que é o maior centro produtor e consumidor de veículos da região.

Estratégia é bem similar àquela aplicada pela Volkswagen desde o ano passado, quando a concorrente alemã divulgou que colocaria 20 novos produtos nas ruas até 2020. Entretanto, a GM optou por fazer uma separação mais clara entre novos automóveis/comerciais leves e novas versões/configurações/séries especiais desses veículos.

Fazem parte da lista, portanto, 20 novos modelos e 10 versões/edições derivadas deles.

Veja mais

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Que 30 carros são esses

O primeiro da lista é o facelift de meia-vida do monovolume Spin, que será apresentado na virada de junho para julho e deve trazer novo visual -- inspirado no atual Cobalt -- e ainda um motor com central eletrônica padronizada para uso de combustível brasileiro e argentino.

Reestilização da família Cruze, tanto na carroceria hatch quanto sedã, e do muscle Camaro, todos já apresentados nos Estados Unidos, devem pintar por aqui em 2019 e somam outros três "pontos" à nossa conta.

Claro que as grandes estrelas, porém, serão os carros derivados da futura plataforma modular GEM -- desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC --, que estreia no país em 2020 e será responsável por renovar toda a gama de modelos compactos e médios da América Latina, num investimento total de R$ 13 bilhões.

Dessa forma, podemos acrescentar ao "listão" (com produção no Brasil):

+ Nova geração do Onix (Gravataí)
+ Nova geração do Prisma (Gravataí)
+ Nova geração do Cobalt (São Caetano do Sul)
+ Nova geração da Montana (São Caetano do Sul)

Chevrolet Spin 1 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Em julho, facelift do Chevrolet Spin dará o "pontapé inicial" ao "superplano" de lançamentos
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Invasão de SUVs

Pelos cálculos temos até agora oito carros, o que ainda está distante dos 20 anunciados. O que mais vem por aí, então? Prioritariamente SUVs, e UOL Carros aposta em pelo menos três a serem produzidos aqui ou na Argentina:

+ Um SUV abaixo do Tracker (feito junto com o novo Cobalt em São Caetano do Sul)
+ Nova geração (ou substituto) do Tracker (produção no Brasil)
SUV compacto-médio entre Tracker e Equinox (produção na Argentina)

Podemos contabilizar também as próximas gerações das grandalhonas S10 e Trailblazer (outro SUV), porém construídas sobre outra base, a partir de carroceria chassi-cabine. Um futuro facelift do recém-lançado Equinox (mais um utilitário...) é outro a fazer parte do jogo, provavelmente entre 2020 e 21.

Total até agora: 14.

Subcompacto? Mais picapes? Elétricos?

Restam ainda seis misteriosos produtos. Será que a fabricante voltará a apostar num subcompacto de entrada para o lugar do Onix Joy? Será que prepara uma picape a ser posicionada entre Montana e S10? Mais SUVs e crossovers? Híbridos e elétricos como o Bolt? É esperar para ver.

Uma coisa parece certa: linhas aventureiras e esportivadas, como Onix Activ ou Effect, entrarão no grupo das 10 versões e séries especiais, fechando a fatura dos tais 30 lançamentos.

Vale lembrar, ainda, que a GM prepara uma importante expansão da fábrica de motores de Joinville, que permitirá a inclusão de novas opções de configurações a toda a gama de veículos feitos na América Latina. São esperados modelos dotados de propulsor 3-cilindros (1.0) e 4-cilindros (1.4, com ou sem turbo) nesse processo.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.

Avaliação: Bolt é o melhor carro da GM. Veja por quê

UOL Carros