Topo

Golzão, é? Volkswagen Polo é eleito o "melhor carro urbano" do mundo

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/03/2018 04h00

Modelo venceu premiação global anunciada no Salão de Nova York; Volvo XC60 foi eleito na categoria principal

Não foram poucos os que fizeram associação imediata da nova geração do Volkswagen Polo, lançado no Brasil no fim do ano passado, com o nosso velho, manjado e conhecido Gol.

Um belo tapa na cara veio nesta semana com a divulgação da edição 2018 do prêmio "Carro Global do Ano" (uma tradução livre do inglês "World Car of the Year"). O Polo foi eleito o melhor carro do mundo no ano entre os concorrentes da categoria "Carros urbanos". O resultado da premiação foi divulgado durante o Salão de Nova York.

Veja mais

+ Avaliação: Polo 1.0 é o que o Gol deveria ser
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Projeto global derivado da elogiada plataforma MQB -- especificação A0 --, a sexta geração do Polo foi eleita por mais um júri formado por jornalistas de 25 países, incluindo dois do Brasil, numa categoria voltada a veículos de porte compacto e proposta de uso mais voltada às ruas da cidade.

O modelo superou na final a sétima geração do Ford Fiesta (inexistente no Brasil) e o Suzuki Swift (também não comercializado em nosso mercado), respectivamente segundo e terceiro colocados. Hyundai  Kona e Nissan Micra, outros dois carros distantes de nossas ruas -- o Micra é a nada mais que a quinta geração do nosso March, que por aqui continua (por enquanto) preso à geração anterior --, completaram o grupo de cinco finalistas.

Esse é apenas mais um prêmio conquistado pela sexta geração do Polo globalmente. Há menos de dois meses, por exemplo, o modelo venceu também a principal categoria -- Destaque do Ano -- do Prêmio UOL Carros 2017.

Quem mais foi premiado

O Volvo XC60 foi escolhido o "Carro Global do Ano", segmentação mais importante do prêmio organizado por uma entidade independente chamada WCA. Range Rover Velar e Mazda  CX-5 completaram o "pódio" da categoria.

Por falar em Velar, o SUV da Land Rover foi apontado vencedor na classe "visual do ano", por seu estilo que mais parece de um protótipo. Audi V8 ("carro de luxo"), BMW M5 ("esportivo") e Nissan Leaf (carro "verde") faturaram as demais categorias.