Topo

Atlas Tanoak mostra que VW está de olho no segmento de picapes médias

Atlas Tanoak é primeira picape feita sobre a plataforma MQB - William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress
Atlas Tanoak é primeira picape feita sobre a plataforma MQB
Imagem: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/03/2018 12h00

Utilitário tem design moderno e porte para encarar Ford F-150 e Chevrolet Silverado nos EUA

O Atlas Cross Sport Concept não foi a única atração da Volkswagen no Salão de Nova York. A marca também revelou a Atlas Tanoak, um estudo de picape média (para os padrões norte-americanos, claro) baseada no Atlas -- e maior do que a Amarok.

A Tanoak tem 5,43 metros de comprimento, contra os 5,25 m da Amarok. A distância entre eixos é de 3,26 metros (17 cm a mais) e a largura é de 2,03 m (8 cm a mais), mas ambas têm os mesmos 1,84 m de altura.

Veja mais

Mercedes Classe X, Renault Alaskan, Ford Ranger Raptor, RAM 1500... quem vem ao Brasil?
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Em vez de ter carroceria montada sob chassi (como a maioria das representantes do segmento), a Tanoak é monobloco -- como a Honda Ridgeline. O projeto, aliás, é o primeiro de uma picape feita sobre a plataforma MQB.

Entretanto, ela não está sozinha: a VW prepara o lançamento de uma picape derivada da família Polo, com porte semelhante ao de uma Renault Duster Oroch.

Talvez disposta a desvincular sua imagem com o escândalo do dieselgate, a picape é movida por um motor 3.6 V6 a gasolina, aspirado e com injeção direta, que entrega 280 cv. A transmissão é automática de oito marchas. Com tração integral 4Motion, a picape precisa de 8,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Se realmente virar realidade, a Tanoak precisará encarar a dura concorrência de Ford F-150 (líder disparada da categoria e modelo mais vendido dos Estados Unidos), Chevrolet Silverado e RAM 1500.