Topo

Você sabe ajustar os retrovisores do carro? Aprenda e evite o ponto cego

Denis Freire de Almeida

Colaboração para o UOL

24/01/2018 04h00

"Direção Legal" é serviço de dicas para o trânsito caótico do dia-a-dia

Um dos dos maiores causadores de colisão no trânsito é o ponto cego. Muita gente gosta de regular o retrovisor com um ângulo mais fechado, que permite ver toda a lateral do carro, mas isso faz com que o campo de visão do motorista seja reduzido.

Acredite: essa prática tira por alguns segundos o carro ou a moto que está ultrapassando pela faixa ao lado do seu campo de visão, deixando este veículo no ponto cego e aumentando a probabilidade de acidentes.

Veja mais:

+ Enchente? Saiba como evitar água no motor e aquaplanagens
Veja 11 dicas cruciais para uma viagem segura
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Para evitar essa situação, a dica é abrir o ângulo de visão do retrovisor ao máximo, sem perder uma referência do próprio carro -- para os modelos quatro portas, o ideal é ver a pontinha da maçaneta das portas traseiras.

Lembre-se: você não precisa enxergar seu carro, mas os outros.

O vídeo que abre esta reportagem dá dicas sobre como fazer esses ajustes. Assista e diminua consideravelmente chances de acidentes causados por esse tipo de situação, eliminando expressões como "Apareceu do nada!" ou "De onde ele surgiu?".

*Denis Freire de Almeida é jornalista com 25 anos de experiência na área de automotiva, piloto de testes e instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.