Topo

Ford Ka vai ganhar tapa no visual, motor inédito e câmbio A/T na linha 2019

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

André Deliberato

Do UOL, em Detroit (EUA)

23/01/2018 14h41

Compacto finalmente vai ganhar opção sem pedal de embreagem

A Ford já começa a se preparar para mais um lançamento. Depois de revelar os preços e iniciar a pré-venda do Mustang, a montadora deve direcionar suas atenções nas próximas semanas para a reestilização de meia-vida do Ka, carro mais vendido da marca no Brasil -- e o terceiro mais emplacado do país em 2017.

Visualmente, as mudanças serão mais profundas na dianteira, assim como aconteceu com o Fiesta -- portanto não espre grandes alterações no design traseiro. Flagras do suposto novo desenho já foram vistos na Índia, conforme relatado pelos parceiros do Carsale.

A novidade foi confirmada por UOL Carros durante o Salão de Detroit, depois de conversas com executivos da Ford. Será, aliás, o primeiro modelo da linha 2019 da empresa, já que o Mustang chega como linha 2018.

Veja também

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Em resumo, a grade frontal pode ter o mesmo efeito de pontilhismo usado pelo Fiesta, dependendo da versão; os faróis ficarão mais afilados; para-choques deve receber uma peça em formato de bumerangue para carregar os faróis de neblina (do mesmo estilo que o componente utilizado pelo Fiesta, mas não igual) e as lanternas, por sua vez, vão ganhar somente uma alteração no design interno, sem trocas na estrutura.

Versões mais caras devem contar com filete de LED. Por dentro, modelo deve receber novos revestimentos para os bancos e configurações atualizadas dos sistemas Sync1 e Sync3. As mudanças devem seguir tanto para hatch quanto para sedã.

Flagra Ford Ka 2019 Índia - Divulgação - Divulgação
Novo Ford Ka já foi flagrado na Índia; alterações asiáticas devem se manter no carro brasileiro, já que por lá o Ka é praticamente igual ao nosso
Imagem: Divulgação

Motor e câmbio

As novidades não devem ficar só na imagem, como aconteceu com o Fiesta. A Ford ainda não confirma, mas pode enfim implementar câmbio automático à linha do Ka, além de um novo motor -- em outras palavras, trocar o velho 1.5 Sigma de 110 cv pelo Dragon 1.5 de três-cilindros e 137 cavalos, que estreou no ano passado com o EcoSport.

Este motor vem da Índia, mas a Ford já havia anunciado que trabalhava em sua produção nacional, prevista para começar neste ano.

O câmbio que acompanha esse novo propulsor é um automático de seis marchas, que faz mais sentido ao Ka+ pelo porte maior, mas também reforça de certa forma o line-up do hatch, que poderia emplacar ainda mais se tivesse configurações sem pedal de embreagem (afinal Chevrolet Onix e Hyundai HB20, respectivamente líder e vice-líder do mercado nacional, possuem esse tipo de proposta).

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.