Topo

Carro sem volante? GM diz que seu autônomo pode chegar às ruas já em 2019

Cruiser AV é um Bolt sem pedais, nem volante, perfeito para serviços como um "Uber autônomo" - Divulgação
Cruiser AV é um Bolt sem pedais, nem volante, perfeito para serviços como um "Uber autônomo"
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/01/2018 04h00

Cruise AV é projeto baseado no Chevrolet Bolt para prestar serviços de transporte particular nos EUA

A General Motors revelou a primeira imagem (interna) do Cruise AV, que deve ser o primeiro veículo autônomo de produção sem volante e pedais.

O projeto é baseado no Bolt, carro elétrico que já é vendido nos Estados Unidos (e UOL Carros já andou) por aproximadamente US$ 30 mil. A fabricante já solicitou ao governo americano autorização para que o Cruise AV circule pelas ruas dos Estados Unidos a partir de 2019.

Veja mais

Corolla e Prisma lideraram vendas de sedãs em 2017
"Inovar-Auto" de Dilma deixou carro 15% melhor, mas teve falhas

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Para rodar sem qualquer interferência humana, o Cruise AV possui 16 câmeras para detectar pedestres, ciclistas, áreas livres e sinais de trânsito. Há também 21 radares articulados para identificar veículos em movimento e vários sensores de alta precisão que detectam a presença de objetos ao redor do carro.
 
Cruise AV - Divulgação - Divulgação
Sem volante e pedais: eis a primeira imagem da cabine autônomo Cruise AV
Imagem: Divulgação

Prestador de serviço

O objetivo da fabricante é utilizar uma frota de veículos em serviços de transporte particular (como o Uber) já no ano que vem. A fabricante também diz que pediu ao governo americano autorização para colocar o veículo nas ruas em 2019.

Até agora, a marca havia realizado testes com uma versão equipada com volante e pedais pelas ruas de São Francisco - os comandos eram acionados apenas em casos de emergência. Os experimentos, aliás, devem continuar, mas já sem os itens e somente em vias conhecidas e previamente mapeadas.

A proposta é utilizar uma frota de Cruise AV em serviços de transporte, semelhantes ao Uber, já no ano que vem. Segundo a GM, toda a comunicação entre cliente e veículo será realizada por botões, mas a empresa não especificou se haverá alguém no carro com os passageiros.