Topo

VW T-Cross já tem data para surgir e marca pode trocar Touareg por Atlas

T-Cross será um pouco mais compacto, porém mais interessante e prático, que o europeu T-Roc (na foto acima) - Guido Tonelli/Motorpress Auto
T-Cross será um pouco mais compacto, porém mais interessante e prático, que o europeu T-Roc (na foto acima)
Imagem: Guido Tonelli/Motorpress Auto

Fernando Calmon<br>André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2018 04h00

UOL Carros traz mais detalhes sobre os próximos lançamentos da fabricante alemã para o Brasil

No final do ano UOL Carros confirmou em primeira mão novidades sobre a Volkswagen do Brasil, que irá estrear versões com câmbio automático para Gol e Polo em 2018 e entrar no segmento de SUVs compactos. Agora, podemos cravar uma data para a chegada de um desses SUVs, o T-Cross: ele estreia em exatamente um ano, no início de 2019.

Contenha a ansiedade, porém: a Volkswagen tem planos de mostrá-lo ao público antes, ainda nesta temporada.

O início da fabricação nacional no Paraná, garante nossa fonte (a mesma que confirmou que o Polo começaria a ser feito no Brasil em 1º de julho do ano passado, como realmente aconteceu), será em 1º de janeiro de 2019 -- com início efetivo das entregas, em março.

Sua primeira aparição pública nacional será no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro deste ano. Antes, porém, vai marcar presença no Salão de Paris, um mês antes. Explica-se: o utilitário terá produção simultânea no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), e na Espanha, de onde alimentará o mercado europeu.

Portanto é válido ficar ligado a carros disfarçados, já que várias vezes ao longo deste ano protótipos do T-Cross montados em formato de pré-série (à mão, antes da linha de produção) poderão aparecer rodando camuflados pelo país. Isso não quer dizer, todavia, que o modelo já está perto das lojas.

Veja mais

+ Contando: os próximos 20 lançamentos da Volkswagen
Chefão da VW garante: "não vamos desistir do Gol"

Polo 1.6 MSI ou 1.0 TSI: qual a melhor compra?
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Mais que 20

Outra novidade se dá por conta de uma possível maior quantidade de lançamentos que a prevista pelo slide vazado pela Volkswagen da Argentina, que revelava planos de lançar 20 modelos no cenário local (Mercosul) até 2020. Esse total, segundo a fonte, pode ser maior, já que em breve os planos serão atualizados.

Até mesmo o SUV Atlas -- mostrado no Salão de Detroit 2017 (veja vídeo abaixo), é feito sobre a base do Golf, mas anabolizado ao máximo para carregar sete pessoas, muita bagagem e ter visual exagerado que agrade aos americanos -- passa a ser cogitado para o Brasil.

Fato é que o Atlas será importado para a Argentina porque nossos vizinhos têm mercado atraente para carros de sete lugares. Mas o Brasil também pode ser destino final do gigante da Volks, se a conta ficar mais atrativa que a do novo Touareg, que será mais recheado (seguindo exemplo dos novos Porsche Cayenne e Audi Q7, com quem divide base) e, portanto, mais caro.

Com o Atlas, o número de lançamentos no Brasil passaria a 21 modelos, já considerando o Polo e o recém-mostrado Virtus, que estreia no final deste mês.

Sobre o sedã, aliás, a fonte garantiu que versões com motor 1.6 MSI serão lançadas somente com câmbio manual, assim como foi com o Polo -- o Virtus não terá configuração de entrada com propulsor 1.0 aspirado, mas somente as 1.6 e 1.0 TSI. Essas mesmas configurações 1.6 podem receber câmbio AT à frente.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.