Topo

Clássico: sem saber, neto compra Chevrolet 3100 que foi do avô há 40 anos

Rodrigo Mora

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

06/01/2018 08h00

Primeira picape nacional da GM é um grande modelo de coleção e protagonista desta história familiar

Veja que beleza está a Chevrolet 3100 Brasil, fabricada em 1962. Linda e muito bem conservada, não? Para chegar a esse estágio, porém, foram anos de encontros e desencontros com a família de Orides dos Santos Jr., proprietário da picape.

Tudo começa em meados da década de 1970, na pacata Piedade, interior de São Paulo. Aristeu Marciano era do tipo "vozão": pegava os netos Noel Agapito e Orides na escola, botava-os na caçamba e seguia para o sítio, onde explicava aos garotos os macetes: para que servia a embreagem, como dirigir suavemente, por que era necessário esquentar o motor antes de sair...

Os primos foram as principais testemunhas do quanto o avô cuidava da Brasil. Era seu veículo de trabalho, mas nem por isso ele abusava do peso na caçamba. Levava a mão ao câmbio de três marchas, instalado na colunada direção, no tempo certo das trocas.

Também foram testemunhas da tristeza do avô quando este teve que vender a picape. "Os custos com gasolina aumentaram, o sítio demandava cada vez menos. Ele vendeu sem que pudéssemos dirigir, pois éramos garotos ainda", relembra Noel.

A Brasil foi embora para a vizinha Salto de Pirapora e nunca mais foi vista. Anos mais tarde, Aristeu também partiu.

Veja mais

+ Romi-Isetta: história e legado do 1º carro feito no Brasil
Você sabia? Chevrolet Opala quase teve versão picape
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Chevrolet 3100 Brasil - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Esse era o estado da Brasil antes da restauração (e de Orides confirmar que ela tinha sido de seu avô)
Imagem: Arquivo Pessoal

O reencontro

Os primos cresceram, viraram advogados, casaram, tiveram filhos e durante um encontro de automóveis antigos em Águas de Lindoia (SP) viram uma 3100 Brasil igual à do avô. "Já tínhamos carro antigo nessa época, e ali despertou nos dois o desejo de ir atrás de uma picape igual àquela", conta Orides.

Pouco tempo depois, chegou a informação de uma unidade à venda em Salto de Pirapora, o mesmo destino da picape do avô, décadas atrás. "Fomos lá ver, mas o carro estava destruído, totalmente abandonado. Para você ter uma ideia, tinha uma varão de porta a porta que servia de galinheiro. A caçamba estava separada da cabine, toda enferrujada, sob uma jabuticabeira", detalha.

Fecharam o negócio por R$ 3 mil, mas quando o vendedor viu o cheque recuou. Só aceitava dinheiro. Um tanto irritados, os primos desistiram: "Não é para ser nossa, e nesse estado não vale o esforço", concordaram.

Um mês depois, casualmente, encontraram a mesma picape na funilaria de um amigo. Orides parou o carro, desceu, e precisou de uns cinco minutos para comprar a picape. Ou melhor, salvá-la: os planos do então proprietário eram descaracterizar ainda mais o modelo.

Agora a 3100 Brasil parece ter recém-saído de uma concessionária. Para chegar ao estado atual -- que já rendeu três prêmios em encontros de clássicos a Orides e Noel --, foram oito anos de restauro, quatro funileiros diferentes, peregrinações atrás de peças raras e noites de sono perdidas.

Tudo valeu a pena, pois aquela não era uma Chevrolet Brasil qualquer. Depois de fecharem o negócio, os primos começaram o processo de transferência do documento. Foi aí que descobriram: aquela era a mesma picape que pertencera ao avô Aristeu. Numa dessas surpresas do destino, os netos a encontraram e a salvaram da destruição sem saber disso.

Chevrolet S10 100 Years e 3100 Brasil - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Chevrolet S10 série 100 Years se encontra com a velha série 3100 Brasil
Imagem: Murilo Góes/UOL

S10 100 Years repetirá histórias como esta?

A General Motors comemora em 2018 uma tradição de 100 anos produzindo picapes, e foi esta efeméride que nos fez descobrir a história de Orides, Noel e a 3100 Brasil de seu avô.

A história da One-Ton, primeiro veículo com caçamba da história da fabricante, segue à risca uma das pensatas do filósofo e matemático grego Platão: "A necessidade que é a mãe da invenção". Isso porque, em 1917, funcionários da linha de produção transformaram um carro de passeio num veículo para transporte de peças, restrito ao uso interno da fábrica. Surgiu ali a ideia.

No Brasil, a dinastia de picapes começou em 1948 com a Série 3100 Advance Design, logo apelidada de "Boca de Sapo", por conta do formato da grade frontal. Primeiro lançamento da GM do Brasil após a 2ª Guerra Mundial, chegava desmontada dos Estados Unidos.

Em 1955 ela recebeu um "tapa no visual" e virou "Marta Rocha", em homenagem à então Miss Brasil.

Só em 7 de julho de 1958 foi lançada oficialmente a Brasil, terceira reestilização da Série 3100 por aqui -- e protagonista da história contada acima e também de nosso álbum de fotos. É o segundo veículo e primeira picape nacional da GM. E o único carro da fabricante a carregar no logotipo o contorno do território de um país.

Clássico indiscutível, tão colecionável quanto pretende ser a S10 100 Years, edição comemorativa ao século de picapes da marca lançada no fim do ano passado. Baseada na versão topo de linha High Country, tem motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm, cor exclusiva (Azul Steel) e só 450 unidades produzidas e numeradas. A das fotos é a número 101. Que venham mais 100 anos de histórias.

Você possui ou conhece algum carro clássico cuja história mereça ser contada por UOL Carros? Quer compartilhar? Mande suas sugestões para análise da Redação! Use o email uolcarros@uol.com.br; ou o WhatsApp: +55 11 9-7670-4028.

* Siga Rodrigo Mora e seus clássicos no Instagram: @moranoscarros