Topo

Museu da Mercedes tem 1º carro do mundo, papamóvel e esportivo de Lady Di

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Stuttgart (Alemanha)

04/01/2018 04h00

Localizado na sede da marca, Mercedes-Benz Museum guarda 160 veículos e é parada obrigatória para amantes de carros

Um percurso em espiral por nove andares conta os 131 anos de evolução do automóvel, destacando os principais modelos e tecnologias desenvolvidos pela montadora, além de contextualizar os períodos com os principais acontecimentos da história.

Quem embarca nesta viagem não deve perder raridades como o Benz 1886, veículo a gás de três rodas desenvolvido por Carl Benz em 1886 e considerado o primeiro automóvel da história, ou clássicos como o 300 SL “asa de gaivota”, esportivo de 1954.

O museu também conta com coleções temáticas separadas da linha do tempo. Uma das mais curiosas é a “Galeria de Celebridades”, que reúne carros que já foram de ou transportaram famosos.

Veja mais

+ Romi-Isetta: conheça o 1º carro feito no Brasil
+ Conheça a rara Ferrari F40 que veio ao Brasil e não voltou
+ Chevrolet Opala quase ganhou versão picape; que fim levou?

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

A seção foi renovada neste ano com a adição de modelos como o SLK 55 AMG, comprado em 2006 pelo atacante Lukas Podolski, destaque da seleção da Alemanha, e o 190 E do ator Nicolas Cage, adquirido em 1993 com vidros extra-escuros e rádio cassete especial.

Para fotos, o papamóvel usado por João Paulo II e o 500 SL da princesa Diana (que gerou um pequeno conflito entre ela e o governo britânico. A história é contada no álbum) são os mais disputados pelos visitantes. Veja outras curiosidades em nossa galeria.

Mercedes-Benz 500 SL da Princesa Diana - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Mercedes-Benz 500 SL da Princesa Diana foi o primeiro carro de marca não britânica a ser comprado por um membro da família real. A escolha gerou tanta polêmica que ela teve de trocar de carro pouco tempo depois
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Serviço

O Mercedes-Benz Museum funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa 10 euros (aproximadamente R$ 40). Estudantes, jovens entre 15 e 17 anos, idosos acima de 60, desempregados e asilados pagam meia. Crianças até 14 anos n ão pagam. O endereço não poderia ser mais fácil: rua Mercedes, 100, Stuttgart.

Até 30 de junho de 2020 o ingresso garante 25% de desconto para a entrada no museu da Porsche, que também fica na cidade. O contrário também vale. Sem rivalidade entre vizinhos. Mais informações no site oficial: https://www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/classic/museum/