Topo

JAC confirma lançamento do T40 CVT para 16 de abril; motor será novo

JAC T40: câmbio CVT e motor 1.6 com duplo comando variável de válvulas chegam para reforçar a gama - Murilo Góes/UOL
JAC T40: câmbio CVT e motor 1.6 com duplo comando variável de válvulas chegam para reforçar a gama
Imagem: Murilo Góes/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/01/2018 13h37

Configuração sem pedal da embreagem chega também munida de inédito propulsor 1.6 com duplo comando variável de válvulas

A assessoria do grupo SHC, representante oficial da JAC no Brasil, usou as redes sociais para confirmar que a configuração com câmbio CVT do crossover T40 será lançada em 16 de abril. Será o primeiro de cinco lançamentos que a marca promete para 2018 no país, em ofensiva para acelerar o processo de renascimento.

JAC T40 CVT - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Primeira imagem da manopla do câmbio CVT do T40, divulgada no Instagram, revela outros dois itens do modelo; controle de estabilidade e start-stop (sistema de desliga e religa o motor automaticamente em paradas breves)
Imagem: Reprodução/Instagram
Por enquanto a marca menciona apenas a inclusão da caixa continuamente variável na gama, mas UOL Carros pode afirmar que a novidade virá acompanhada de outra: a troca do velho motor 1.5 JetFlex de 127 cv (com etanol) por outro de 1,6 litro, mais potente e econômico (dados ainda são guardados sob sigilo, mas já sabemos que ele será aspirado, flex e com duplo comando variável de válvulas.

Nossa reportagem já havia apontado tal movimentação, em primeira mão, em agosto do ano passado.

O T40 1.6 CVT deve custar cerca de R$ 5 mil a mais do que o manual, ficando em faixa próxima a R$ 65 mil. Isso porque a configuração manual também tende a trocar o propulsor 1.5 pelo de maior capacidade cúbica ainda em 2018, o que deve forçar um reajuste de preço para mais perto da casa de R$ 60 mil.

Veja mais

Romi-Isetta: conheça o 1º carro feito no Brasil
+ Veja as marcas que mais cresceram em 2017
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

O que mais vem por aí

Após despencar em vendas nos últimos anos, a JAC iniciou uma verdadeira "operação de renascimento" no Brasil. O primeiro passo foi lançar o T40, carro desenvolvido especificamente para nosso mercado e que ajudou a fabricante chinesa a crescer 40% em vendas no ano passado.

Outro foi trocar a Bahia pela antiga fábrica do Suzuki Jimny em Itumbiara-GO, como local para instalar a futura linha de montagem dos SUVs T40 e T5, a partir de 2019. A medida ajudará o grupo SHC a escapar de uma multa milionária por não ter cumprido com o acordo de nacionalização do Inovar-Auto, mas não virá sem dores de cabeça: o governo baiano já avisou que vai pedir ressarcimento de R$ 100 milhões concedidos como incentivos para a construção da fábrica que seria erguida originalmente em Camaçari. 

Se esse imbróglio ainda vai longe, melhor falarmos de produtos. No caso, os outros quatro lançamentos que a marca deve fazer no Brasil em 2018, alguns deles também antecipados por UOL Carros. No primeiro semestre deve chegar, além do T40 1.6 CVT, uma picape média, ainda sem nome revelado, dotada de cabine dupla, motor e diesel e tração 4x4.

Para a segunda metade de 2018 devem ficar o grandalhão T70, SUV de sete lugares, o T20 (hatch subcompacto "anabolizado" e aventureiro, baseado no J2, e que deve ser lançado como "mini-SUV", aos moldes do Renault Kwid), e a reestilização de meia-vida do T5 (que também será equipada com o novo motor 1.6).