Topo

Volkswagen Gol e Polo 1.6 ganham câmbio AT em 2018; SUV fica para 2019

Volkswagen Gol: atual geração ganhará sobrevida com câmbio automático e motor 1.6 mais moderno - Murilo Góes/UOL
Volkswagen Gol: atual geração ganhará sobrevida com câmbio automático e motor 1.6 mais moderno
Imagem: Murilo Góes/UOL

Fernando Calmon<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/12/2017 04h00

Gol e Voyage também trocam de cara e de motor: sai o 1.6 8V, entra o 1.6 MSI 16V

A escalada de 20 lançamentos que a Volkswagen projeta até 2020 no Brasil será mais "branda" em 2018, focando em novas versões e configurações dos produtos já existentes.

UOL Carros apurou que, depois do Virtus, que vai para as ruas no fim de janeiro, as duas principais novidades da marca para o próximo ano serão atualizações de câmbio de Polo, Gol e Voyage. Os três carros vão ganhar a caixa automática de seis marchas da Aisin (a mesma que já equipa o Polo 200 TSI) nas configurações com motor de 1,6 litro).

Cronograma de apresentação deve priorizar o Polo 1.6 MSI AT, programado para ser revelado no segundo trimestre. No caso dele, tanto o propulsor 4-cilindros flex de 16 válvulas (110/117 cv com gasolina/etanol) quanto pacotes de equipamentos e acabamento ficarão inalterados em relação ao Polo 1.6 manual.

Além desses modelos, em 2018 a Volkswagen lançará a já anunciada configuração V6 turbodiesel da Amarok -- chegada às ruas em fevereiro, por R$ 184.990 na versão Highline --, a nova geração do Tiguan -- importado apenas em configuração com entre-eixos esticado e sete lugares -- e o aguardado facelift do Golf produzido em São José dos Pinhais (PR). Estes dois últimos devem ficar para a virada do primeiro para o segundo trimestre.

Devem pintar também as derivações híbrida e elétrica do hatch médio, ou pelo menos uma delas (no caso, a GTE).

Veja mais

Chefão da VW garante: "não vamos desistir do Gol"
Gol ainda "dá um caldo" com consumo e espaço

+ Veja como anda o Polo 1.6 MSI manual
+ Polo 1.6 MSI vs 1.0 TSI: qual a melhor compra?
VW argentina "deda" planos do Brasil até 2020

Virtus será lançado em janeiro. Conheça versão de topo 
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Gol: novo câmbio e novo motor

Gol e Voyage devem ser deixados para o segundo semestre, porque acumularão outra novidade: além do câmbio com conversor de torque (que substituirá o velho sistema automatizado monoembreagem i-Motion), os dois veteranos compactos ganharão, enfim, o motor 1.6 MSI de Polo e Fox, aposentando o cansado 1.6 4-cilindros 8V de 101/104 cv.

Calibração deve ser a mesma do Polo, alcançando 117 cv com etanol, com gerenciamento por câmbio manual de cinco ou o já mencionado automático de seis velocidades. No Fox o mesmo propulsor chega a 120 cv, mas está acoplado a duas transmissões diferentes: i-Motion ou uma derivação de seis marchas da caixa manual MQ200. Daí a especificação distinta de potência.

Gol ainda "dá um caldo" com espaço e consumo; assista

UOL Carros

T-Cross e nova Saveiro ficam para 2019

Mas e o T-Cross, SUV compacto que também será feito na cidade paranaense? Ele não iria começar a ser produzido em maio do ano que vem? Sim, mas UOL Carros soube que o cronograma foi adiado para que a linha de montagem possa ser adaptada a contento.

Janeiro de 2019 foi o novo mês estabelecido internamente para o chamado "SOP" ("start of production", na sigla em inglês, ou simplesmente "início da produção"), com eventual chegada às lojas na virada do primeiro para o segundo trimestre daquele ano.

Por enquanto o modelo só foi visto sendo testado a partir de uma mula com carroceria de Golf Variant, mas alguns protótipos feitos a mão (que podem ser importados e servem até para atrair a atenção do público) também devem começar a circular nos próximos dias. Já a partir de meados do ano que vem aparecerão os primeiros protótipos de produção com carroceria definitiva (estes, sim, feitos sobre a linha de montagem MQB A0, que já começou a ser instalada em São José dos Pinhais-PR, onde será produzido).

Portanto, estamos saindo da fase 1 e iniciando a fase 2 do cronograma de um futuro lançamento. Na fase 1 o carro ainda é testado por "mulas", espécies de carrocerias improvisadas de outros modelos que servem de base para homologações de componentes como suspensão, câmbio, motor etc.

Na segunda fase, justamente a que o T-Cross acaba de entrar, é aquela em que a carroceria final do carro é montada à mão (ou seja, pouquíssimas unidades) para que os componentes mecânicos possam ser testados na estrutura "final" do carro.

A terceira fase é aquela em que o carro já está sendo produzido sobre sua linha de montagem e roda camuflado apenas para fazer os ajustes finais antes do lançamento -- e, no caso do T-Cross, essa fase 3 deve começar no meio de 2018.

E a picape?

Consequentemente a nova geração da Saveiro, que também utilizará a plataforma MQB A0 de T-Cross, Polo e Virtus e ganhará porte de Renault Duster Oroch, ficará para a segunda metade de 2019. Tanto a picape quanto o T-Cross devem utilizar o motor 1.0 turboflex de 128 cv e 20,4 kgfm de Polo e Virtus nas versões mais básicas, trocando para o 1.4 TSI (também bicombustível) de Golf e Audi A3 Sedan nas mais caras.

E o up!? E o Fox?

No "listão" de lançamentos já revelado para o mercado argentino também constam: Polo e Virtus GTS (versões esportivas que devem contar com o propulsor 1.4 TSI); Tarek (SUV médio baseado na matriz MQB e que rivalizará com o Jeep Compass); um projeto de "mini-SUV" denominado CUV A0 (base MQB e mesmo entre-eixos de 2,56 metros do Polo, enquanto o T-Cross terá os 2,65 m do Virtus); outro de hach subcompacto conhecido como "A00", que entraria no lugar do Gol (talvez como nova geração).

Todos esses serão distribuídos ao longo de 2019 e 2020, podendo ficar o "mini-SUV" e o sucessor do Gol para 2021. Nossa reportagem pode afirmar que o projeto "A00" será criado para unificar as vendas de Gol e up!. Sua plataforma deve ser uma atualização da atual base do próprio Gol, portanto sem qualquer conexão com a matriz modular MQB.

Noutras palavras, fora dos planos de renovação da Volkswagen no Brasil, o Fox deve ser descontinuado.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.