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Ford Mustang custa R$ 10 mil mais barato que Chevrolet Camaro no Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/12/2017 20h52

Preço de pré-venda serve como provocação inicial do Mustang ao arquirrival: R$ 299.900; ao mesmo tempo, Ford promete "atendimento de luxo" ao comprador

Começou a pré-venda do Ford Mustang 2018 no Brasil. Pela primeira vez com comercialização oficial no Brasil, o ícone norte-americano pode ser encomendado por R$ 299.900 a partir desta segunda-feira (11), em site especial ou nas lojas da marca. O preço serve de provocação ao rival Chevrolet Camaro, que custa R$ 310 mil (cupê) e R$ 343 mil (conversível). Por ora, o Mustang será vendido apenas como cupê.

Segundo a Ford, o Mustang terá número limitado de unidades neste lote de pré-venda, sem citar o total de unidades. Como revelado antes, haverá apenas uma versão, a GT Premium, que corresponde ao topo de gama com todos os opcionais nos EUA. Os carros encomendados agora chegam em março ao pais.

Apesar do preço menor que o do Camaro, a Ford promete "atendimento premium", diferenciado e inspirado em marcas de luxo alemãs, para o comprador do Mustang. É uma forma de descolar o modelo da aura mais "popular" do Camaro -- apesar de custar mais de R$ 300 mil, o modelo da Chevrolet é conhecido por crianças, adultos, fãs de rock, de filmes de Hollywood e de fãs de música sertaneja, ao passo em que executivos da Ford dizem querer fazer do Mustang um modelo "refinado".

Quando a GM lançou o Camaro no Brasil, em 2010, trouxe a versão mais completa e poderosa por R$ 185 mil, acabou com as vendas de "garagens" (que cobravam exatamente isso à época) e se estabeleceu. Depois, deixou o valor flutuar livremente, ao passo em que manteve a imagem mais "acessível" na mente dos fãs.

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Como ele vem

Equipado com o propulsor V8 de 5 litros, 466 cv, 55 kgfm de torque, e câmbio automático de 10 velocidades (com borboletas no volante), o Mustang tem sistema "Flex Port Fuel", que permite ao motor trabalhar com maior taxa de compressão e injeção direta em altos giros, trocando à injeção indireta em baixas rotações.

Visualmente, traz design mais alongado, baixo e bicudo que o modelo anterior (que iniciou esta geração e que também não veio ao Brasil oficialmente). Isso é preocupante do ponto de vista dinâmico (por conta de nossas ruas com valetas, lombadas e entradas de garagem mal dimensionadas), mas é ótimo em aerodinâmica e arrojo.

De fato, a Ford promete que o Mustang será seu carro mais avançado, como já ocorre nos demais mercados onde é vendido (incluindo EUA, Europa, onde é líder de vendas entre esportivos, batendo até carros alemães, e China). Há saídas exclusivas de ar no capô; escapamento ativo (também do Shelby 350), que usa auxílio eletrônico para mudar e ampliar o som do motor; conjunto óptico totalmente em LED; rodas esportivas de 19 polegadas com pneus GT Performance Pack (255/70 e 275/40); aerofólio traseiro e luzes de cortesia nos retrovisores que projetam a silhueta do cavalo sobre o piso. A suspensão tem ajuste magnético adaptativo e controla também a inclinação de toda a carroceria de acordo com o esforço a ser feito (MagnaRide).

De quebra, a tecnologia faz o condutor contar com tela central de 12 polegadas para o sistema Sync 3, com projeção de celular via Android Auto ou Apple Carplay, bem como conexão direta à internet com 4G e Wifi (se houver chip instalado no carro). Alertas ao motorista desatento em mudanças de faixa e frenagem automática de emergência completam, bem como diferentes configurações de condução (do Normal ao Track, contando ainda com modo Silencioso).