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Novo Audi RS3, 400 cv, estreia no Brasil em evento de... motos; falta preço

Audi RS3 2018 - Arthur Caldeira/Infomoto
Audi RS3 2018
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Rodrigo Mora

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)<br>Com imagem de Arthur Caldeira/Infomoto

14/11/2017 04h00

Apresentada no Salão de Genebra de 2016 (março) e lançada globalmente em agosto, a segunda geração do RS 3 já havia sido testada por UOL Carros e estava programada para desembarcar aqui no Brasil final do ano. Isso de fato aconteceu: o sedã esportivo está no Salão Duas Rodas (um evento de motos, o maior do gênero na América Latina), no estande da Ducati, veja só. 

Mas a chegada às lojas ficou para 2018, com preços ainda indefinidos.

Chamariz nesse sedã é o novo motor 2.5 turbo de cinco cilindros: construído em alumínio, é 26 kg mais leve e gera agora 400 cv de potência. Outra importante mudança está no comportamento da tração Quattro. Objetivo é desbancar Mercedes-AMG A 45 (2.0 turbo, 381 cavalos) e BMW M2 (3.0 turbo, seis-cilindros, 370 cv).

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Na primeira geração, o RS 3 era alvo de críticas por ser muito preso ao chão e sufocar parte da diversão ao volante. A Audi se permitiu quebrar uma tradição interna para mudar esse comportamento: o sistema agora entende que o motorista está dirigindo esportivamente e regula a distribuição de torque, podendo joga-lo em maior quantidade para a traseira.

Na prática é como se o RS 3 ganhasse mais molejo. Se o modelo anterior parecia andar num trilho, neste o condutor vai precisar ter cuidado ao sair das curvas afundando o pé no acelerador. É exatamente isso que todo mundo quer ao sentar ao volante de um esportivo.

Isso porque o despejo de torque nas rodas de trás é violento, e exige um contra-esterço no volante. Aprumado na reta, o RS 3 dispara à medida que o câmbio automatizado de sete marchas troca cada uma delas rapidamente.

Falando em câmbio, transmissões manuais estão fora dos planos da Audi Sport. A "culpa" parece ser da falta de demanda, segundo a Audi.

Com tudo isso, o motorista encontra um carro não só esportivo -- bancos mais avantajados nas laterais, volante com base achatada e revestido de couro Alcantara para absorver o suor produzido em momentos de adrenalina alta --, mas também luxuoso. Além do Sportback, há até uma versão com mais apelo de estilo, mas o espaço traseiro é limitado: com mais de 1,75 m de altura, o passageiro pode ser incomodado pelo teto.