GM lança Equinox oficialmente no Brasil; versão única custa R$ 150 mil
Depois de picotar o lançamento do Equinox em várias etapas -- primeiro, revelou a nova geração do carro em Detroit; depois, anunciou sua chegada ao Brasil no Salão de Buenos Aires; e, por fim, divulgou seu preço --, a Chevrolet finalmente fez o lançamento do SUV produzido no México em nosso país. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (19), em São Paulo (SP).
O Equinox é o utilitário de maior sucesso da Chevrolet no mundo e chega ao mercado para bater de frente com o líder Jeep Compass -- oferecendo mais espaço interno e um motor 2.0 turbo a gasolina (de 262 cv e 37 kgfm de torque) aliado a um câmbio automático de nove marchas. A tração é integral.
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Além disso, o Equinox faz a estreia no Brasil da versão de acabamento Premier -- "a mais sofisticada da Chevrolet", nas palavras da empresa --, até então inexistente em qualquer outro modelo da marca por aqui. Segundo a GM, essa linha é superior à LTZ (presente em outros modelos mas não no SUV) e caracterizada pela ampla aplicação de materiais nobres e extensa relação de equipamentos de série.
Na lista de equipamentos relacionados à tecnologia, o assento do motorista possui regulagem elétrica com memorizador; o sistema de áudio HD é da marca Bose; a tampa do porta-malas pode ser acionada por um sensor de movimento (uma passada de pé por baixo do para-choques) e há sistema OnStar, multimídia MyLink com tela tátil de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, stop/start (que desliga e religa o motor em paradas rápidas para economizar combustível) e tecnologia de carregamento de smartphone por indução wireless (com entradas USB na frente e atrás).
Além disso, há ar-condicionado de duas zonas, saídas de ar para os ocupantes traseiros (temperatura do motorista) e possibilidade de acionamento remoto do sistema por meio da chave para que o processo de refrigeração comece antes do embarque dos passageiros. O carro ainda possui sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção, para atenuar ou mesmo evitar eventuais acidentes.
Faróis full-LED inteligentes, teto-solar panorâmico elétrico, sistema de estacionamento semi-automático para vagas paralelas e perpendiculares, chave presencial inteligente, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, computador de bordo com tela de LCD colorida, piloto automático (controlador de velocidade) e rodas de alumínio de 19 polegadas completam o pacote. Todo o catálogo do carro já está detalhado no site oficial da marca.
Desempenho
Outra característica do Equinox, de acordo com a Chevrolet, está no comportamento dinâmico do SUV, "similar ao de modelos com apelo esportivo" -- vale lembrar que o motor 2.0 turbo é emprestado do Camaro de quatro cilindros vendido nos EUA.
Segundo a marca, trata-se do motor mais potente da categoria, mas "calibrado para a máxima eficiência energética". A tração é integral e pode funcionar nos modos 4x2 e 4x4, dependendo "da condição de rodagem e dos parâmetros de segurança".
Grandão
O Equinox parece muito maior do que é: tem 4,65 metros de comprimento (um Compass tem 4,42 m) e 2,73 m de distância entre-eixos (o rival da Jeep tem 2,63 m) -- permitindo oferecer também um bom porta-malas (468 litros na posição normal, 930 l com a segunda fileira de bancos rebatida e até 1.627 litros considerando essa mesma configuração de banco e o espaço até o teto).
O carro começa a ser distribuído às concessionárias nesta semana, tem três anos de garantia e cinco opções de cores: vermelho, preto, cinza, branco e prata.
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