Topo

Volvo XC40 é arma anti-Evoque para ser líder entre SUVs de luxo no Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/09/2017 14h31

Marca sueca apresenta globalmente novo membro da família "XC"

A Volvo Cars apresentou na manhã desta quinta-feira (21), em evento exclusivo em Milão (Itália), o inédito XC40, SUV compacto de extrema importância para a marca -- a novidade é tanta que o modelo ficou de fora do Salão de Frankfurt e ganhou evento próprio, realizado na capital da moda.

Conforme adiantado por UOL Carros, o modelo tem projeto ambicioso: fazer a marca incrementar suas vendas no Brasil e brigar de igual para igual contra Range Rover Evoque, BMW X1/X2, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA.

XC40 chega ao Brasil entre março e abril de 2018 para ser uma opção mais acessível que o irmão XC60, que parte de R$ 239.950, e tentar colocar a Volvo na liderança do segmento de SUVs de luxo no país -- atualmente, a Land Rover é a marca a ser batida (em volume), seguida pelas alemãs.

Ele também "fecha o buraco" deixado pelo novo XC60, que subiu de patamar -- portanto, espere por valores entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. A produção começa em novembro na fábrica da Volvo em Ghent, na Bélgica.

Volvo XC40 2018 - Divulgação - Divulgação
XC40 tem desenho inspirado nos irmãos da linha XC, mas ajustado para o tamanho menor
Imagem: Divulgação

Simpático e tecnológico

Com desenho inspirado nos irmãos mais velhos, mas ajeitado para o tamanho compacto -- são 4,42 m de comprimento, 26 cm a menos que o XC60 --, o XC40 é bem resolvido visualmente. Ele pode ainda ter o teto de cor diferente da carroceria -- de acordo com a marca, são 17 combinações de cores diferentes. Não dá para dizer que ele não é fotogênico.

Segundo o comunicado oficial da Volvo, o XC40 chega à Europa neste primeiro momento com um motor 2.0 turbo a gasolina de 250 cavalos e um 2.0 turbodiesel de 192 cv, sempre equipado com câmbio automático de oito marchas.

Feito sobre uma plataforma modular totalmente nova (chamada de CMA), que abre um leque de opções para a Volvo e para a Geely (empresa chinesa dona da marca sueca desde 2010), vale registrar que o XC40 é o primeiro produto derivado desta nova base que vai oferecer versões híbrida e elétrica, além de ser o primeiro veículo da parceria a utilizar um inédito (e esperado) motor de três-cilindros da companhia.

Segurança, sempre prioridade

Segurança é sempre uma dos assuntos mais importantes para a Volvo e com o XC40 isso não é diferente. Entre os itens de tecnologia estão assistentes de direção (conhecido como "Volvo Car's Pilot Assist System") e sistemas de detecção de pedestres e animais e de frenagem automática, além de câmera 360º e alertas de tráfego cruzado, entre outros.

Por dentro, o inédito SUV compacto também tem arquitetura inspirada nos modelos da linha XC, com sistema multimídia com um tablet de tamanho considerável no painel (proporcional ao tamanho da cabine) e opção de personalização do acabamento.

"O XC40 é a nossa entrada no segmento de SUVs pequenos, ampliando o leque da Volvo e nos movendo a uma nova direção", afirmou Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da marca.

Por que lançá-lo em Milão? "Ele representa um membro novo, criativo e distinto da Volvo. Por isso, é natural revelá-lo aqui, um hotspot europeu de apaixonados por moda, arte, design e estilo de vida", completou o CEO.